A Gastronomia Cearense e sua Contribuição ao Turismo

Autores

  • Leopoldo Gondim Neto Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Gislleidy Uchôa Tavares Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Glaucia Posso Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i5.1320

Resumo

O Ceará, conhecido como “Terra da Luz”, de belas praias, um sertão rico em movimentos culturais e serras de clima com temperaturas amenas, sua culinária bastante diversificada, é uma potência na indústria do turismo nacional. A Gastronomia, quando utilizada como estímulo turístico, possibilita a construção de uma representação otimista e de reconhecimento dos costumes e da personalidade dos povos. Nesse sentido, no artigo objetivou-se, identificar a gastronomia e sua utilização nas atividades turísticas e destacar a culinária cearense como referencial gastronômico e representativo no Ceará. Tratase de uma pesquisa bibliográfica, aplicando o método de pesquisa descritiva, por meio de leituras com abordagem sobre o tema, selecionando aqueles de maior relevância para o estudo em questão. Assim, a particularidade da gastronomia regional, no momento em que é usufruída pelas práticas turísticas, coopera para uma maior disseminação dos usos e costumes regionais e, dessa forma, das culturas locais em que se aprimora o turismo. A gastronomia regional cearense é bastante apreciada pelos turistas e nativos, o que fortalece o turismo gastronômico. O Ceará destaca-se pela quantidade de atrativos turísticos naturais, históricos e culturais, havendo a necessidade de oferecer um alto padrão de qualidade nos serviços gastronômicos para o fortalecimento do turismo.

Biografia do Autor

Leopoldo Gondim Neto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Gastronomia pela Faculdade de Turismo e Hotelaria, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em 2003, e graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1987. Professor efetivo do Bacharelado em Gastronomia da UFC, Especialista em Gestão Pública/Administração e em Qualidade da Alimentação/Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em Educação Brasileira pela UFC.

Gislleidy Uchôa Tavares, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Geografia - Bacharelado pela UFC. Bolsista de Iniciação Científica e Integrante do Laboratório de Geoprocessamento (LABOCART). Gerente de vendas da Empresa Júnior Geomaps Consultoria.

Glaucia Posso Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Nutrição pela UECE, em 1990, Mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2000, e Doutora em Saúde Coletiva pela UECE, em 2014. Atualmente, é Professora Adjunta, Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UECE, Membro titular do CONCEN-CS, CEPE e CONSU.

Downloads

Publicado

22-12-2017

Como Citar

Neto, L. G., Tavares, G. U., & Lima, G. P. (2017). A Gastronomia Cearense e sua Contribuição ao Turismo. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(5), 17–23. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i5.1320