As percepções dos estudantes sobre os alimentos orgânicos e como se veem socialmente para questionar o uso dos agrotóxicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3362

Palavras-chave:

Pandemia de Coronavírus, Coleta seletiva, Agrotóxicos, Glifosato, Alimentos orgânicos

Resumo

A pandemia ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e o consequente isolamento social proporcionaram uma corrida da escola básica para se adequar e estruturar o ambiente pedagógico de aprendizagem presencial ao virtual. Neste artigo apresentamos o resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida na disciplina Eletivacujo objetivo analisar as percepções dos estudantes sobre alimentos orgânicos e o uso de agrotóxicos. Participaram dessa pesquisa 32 alunos do Ensino Médio de uma escola do interior de São Paulo. Suas percepções foram analisadas a partir de suas observações em um blog criado pela escola. Dessa forma, buscamos, por meio das respostas dos alunos, avaliar de que maneira eles entendem o seu papel na sociedade, e como, nas decisões políticas, eles se percebem como sujeitos de exercerem o seu direito à cidadania, como consta nas diretrizes curriculares do Ensino Médio. As análises das respostas dos discentes evidenciaram que os estudantes não se percebem como parte integrante do sistema e das decisões políticas, delegando ao governo o poder de legislar sobre problemas importantes que regem a vida em sociedade.

Biografia do Autor

Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveira, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora pela Universidade Cruzeiro do Sul em Ensino de Ciências e Matemática em 2022. Mestrado em Ensino de Ciências (área de concentração Ensino de Ciências e Matemática), na Universidade Cruzeiro do Sul em 2018. Especialização na Universidade de São Paulo (USP) no ensino de Ciências (2011 a 2012). Especialização em Gestão Escolar na Faculdade Metropolitana de Caieiras (2012). É pesquisadora no Laboratório Acadêmico de Produção de Vídeo Estudantil da Universidade Federal de Pelotas. Atuou no magistério público estadual de São Paulo no Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Ciências e Matemática. Atualmente é Professora do Mestrado Profissional da Universidade Cruzeiro do Sul e formadora na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE) . Interesse de pesquisa em Educação Ambiental no Ensino Básico, práticas pedagógicas em tecnologias e o estudo de estratégias de ensino no campo da Educação Matemática. Estuda a inter-relação entre a Educação Matemática e a Educação Ambiental.

Carmem Lúcia Costa Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular III da Universidade Cruzeiro do Sul, coordenadora do curso EAD em Ensino de Química, vice coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática e vice Coordenadora do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. É professora pesquisadora do programa de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de química, relação Ciência Tecnologia e Sociedade no ensino de química, temas transversais, ambiente virtual e jogos pedagógicos no ensino de química. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

03-07-2024

Como Citar

Oliveira, T. M. R. de, & Amaral, C. L. C. (2024). As percepções dos estudantes sobre os alimentos orgânicos e como se veem socialmente para questionar o uso dos agrotóxicos. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022010. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3362

Edição

Seção

Seção de Ciências Biológicas

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