REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA
Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão acerca do ensino de Física, seja na educação básica ou superior, considerando a Filosofia da Ciência, na tese de Gaston Bachelard, como prática pedagógica e associando-a ao paradigma específico do professor reflexivo, proposto por Donald Schön. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo de natureza exploratória com abordagem qualitativa, que enxerga a Física além do ensino de suas teorias e práticas experimentais. Desse modo, idealiza-se que o ensino de Física possa promover discussões acerca do funcionamento da Ciência e sua interação com as diferentes áreas do conhecimento humano, assim como suas implicações na sociedade. Para isso, considera-se então, a questão da formação de profissionais reflexivos que, no que se trata especificamente da formação de discentes de cursos de Licenciatura em Física, possam contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais amplo e inter-relacionado com a vida cotidiana e no que diz respeito aos estudantes do Ensino Médio, que possam compreender a contribuição da ciência para a geração de tecnologias que impactam a sociedade e perceber seu papel diante desse contexto.
Palavras-chave
Bachelard, Filosofia da Ciência, Ensino, Professor reflexivo.
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PDFDOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2406
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