REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2406

Palavras-chave:

Bachelard, Filosofia da Ciência, Ensino, Professor reflexivo.

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão acerca do ensino de Física, seja na educação básica ou superior, considerando a Filosofia da Ciência, na tese de Gaston Bachelard, como prática pedagógica e associando-a ao paradigma específico do professor reflexivo, proposto por Donald Schön. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo de natureza exploratória com abordagem qualitativa, que enxerga a Física além do ensino de suas teorias e práticas experimentais. Desse modo, idealiza-se que o ensino de Física possa promover discussões acerca do funcionamento da Ciência e sua interação com as diferentes áreas do conhecimento humano, assim como suas implicações na sociedade. Para isso, considera-se então, a questão da formação de profissionais reflexivos que, no que se trata especificamente da formação de discentes de cursos de Licenciatura em Física, possam contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais amplo e inter-relacionado com a vida cotidiana e no que diz respeito aos estudantes do Ensino Médio, que possam compreender a contribuição da ciência para a geração de tecnologias que impactam a sociedade e perceber seu papel diante desse contexto.

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Publicado

06-12-2022

Como Citar

Santos, C. A. A. S. dos, Freitas, G. B. de, & Façanha Filho, P. de F. (2022). REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 16, e022031. https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2406

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

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