Educação e crise estrutural do capital: Como superar?
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2290Palavras-chave:
Palavras-chave, Crise Estrutural, Capital, Educação e Influências.Resumo
O presente estudo teve como objetivo geral analisar os impactos da crise estrutural do capital na educação, sendo os objetivos específicos: a) verificar as mudanças ocorridas na educação como objeto de interesses do capital; b) problematizar a educação enquanto atividade educativa imediatista; e c) identificar estratégias para superar a lógica da educação como mercadoria. Em termos metodológicos, a pesquisa se baseou no método ontológico, a partir de uma abordagem qualitativa e de uma investigação bibliográfica. Para tanto, tomou-se, fundamentalmente, como referências as proposições teóricas dos seguintes autores: Tonet (2016) e Mészaros (2011), dentre outros. Os resultados e discussões indicaram que a atividade educativa mantém estreita relação ontológica com o trabalho. Isso explica o fato de que a educação é objeto de interesse do capital. Nas considerações finais, enfatizou-se a importância de pesquisadores/as em aprofundar a discussão acerca da relação entre a crise estrutural do capital e suas influências no campo educacional diante da dominação neoliberal que possui inflexões de cunho político, econômico, cultural e social.Downloads
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