TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2095

Palavras-chave:

Formação docente, Experiência Formativa, PIBID.

Resumo

O PIBID promove a inserção de licenciandos em formação nas escolas da educação básica, mantendo contato com a prática docente e gerando um conhecimento imensurável, que não é aprendido apenas na teoria, mas, sim, a partir da prática e das relações sociais estabelecidas no ambiente escolar. Este estudo pretende identificar as contribuições do PIBID no olhar de discentes do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN, campus Parnamirim-RN. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram do estudo 19 egressos do programa que eram discentes no curso de Especialização dos períodos 2018.2, 2019.1 e 2019.2. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário, aplicado via Google Forms e divulgado nas redes sociais. O questionário continha 10 perguntas, sendo que em 9 delas utilizamos a escala de Likert. Os resultados indicam que o programa contribuiu para a construção da identidade docente durante a formação inicial dos pós-graduandos. O PIBID também proporcionou o contato, conhecimento profissional sobre diferentes metodologias, a importância do planejamento e reflexão crítica sobre a ação docente. As atividades desenvolvidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID promoveram um aprendizado significativo no que diz respeito aos saberes docentes, principalmente os experienciais, que constituem a cultura docente em ação. Dados desta pesquisa apontam à necessidade de investigar e de registrar tais contribuições a partir da narrativa de egressos que estão atuando no mercado de trabalho em outros contextos, fortalecendo, assim, o programa e a sua permanência enquanto Política Nacional de Formação de Professores.

Biografia do Autor

Dioginys Cesar Felix de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFCG. Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo IFRN. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Xênia Silva Gomes Brandão, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pela UFRN. Professora do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Josivânia Marisa Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências pela UNICAMP. Vinculada ao departamento de Práticas educacionais e Currículo. É Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

14-07-2021

Como Citar

Lima, D. C. F. de, Brandão, X. S. G., & Dantas, J. M. (2021). TECENDO SABERES DOCENTES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA VISÃO DE PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO IFRN. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021012. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2095

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.