Benefícios do Pibid na Formação de Estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física: Uma Revisão Bibliográfica

Autores

  • Eliaquim de Sousa Lima
  • Jayane de Oliveira Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Francisco Diogo da Silva Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Cesar Augusto Sadalla Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i1.1526

Palavras-chave:

Pibid. Formação de Professores. Educação Física.

Resumo

A formação de professores é marcada por desafios entre a distância da teoria e da prática, com isso, políticas educacionais necessitam surgir com intuito de superar as dificuldades existentes na formação. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma dessas políticas, tendo sido implantado no ano 2007, intentando possibilitar aos alunos das licenciaturas: vivências e experiências na docência. Partindo disso, objetivou-se analisar as contribuições do Pibid para a formação dos estudantes do curso de licenciatura em Educação Física. A partir de uma revisão bibliográfica, realizou-se uma discussão sobre a temática. Os resultados demonstram que o Pibid contribui para a aproximação do aluno de seu futuro campo de atuação, a escola, dando significativa contribuição para a sua formação prática do estudante. Além disso, o programa de iniciação à docência proporciona um olhar reflexivo do estudante sobre os aspectos da docência e permite o reconhecimento da Educação Física como disciplina escolar. Conclui-se que o Pibid é importante como política pública de qualificação da formação de professores, particularmente na área da Educação Física.

Biografia do Autor

Eliaquim de Sousa Lima

Jayane de Oliveira Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Francisco Diogo da Silva Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Cesar Augusto Sadalla Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

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Publicado

24-05-2019

Como Citar

Lima, E. de S., Rodrigues, J. de O., Rocha, F. D. da S., & Pinto, C. A. S. (2019). Benefícios do Pibid na Formação de Estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física: Uma Revisão Bibliográfica. Conexões - Ciência E Tecnologia, 13(1), 15–22. https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i1.1526

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