BIOTECNOLOGIA SOB O ENFOQUE CTS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1470Palavras-chave:
Biotecnologia. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Formação de Professores.Resumo
Nesta pesquisa são investigadas as concepções sobre Biotecnologia de licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública fluminense tendo como base o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário que foi respondido por 137 estudantes e analisados a partir de uma abordagem quantiqualitativa. Os resultados apontam que os licenciandos reconhecem nas disciplinas do núcleo pedagógico o principal espaço de discussão de temas relacionados à Biotecnologia sob o enfoque CTS. Ademais, quase a metade desses graduandos apresentou uma visão reducionista sobre os processos em Biotecnologia, reconhecendo apenas melhorias na qualidade de vida da sociedade em detrimento dos riscos oferecidos. Defendemos que discussões de temas de Biotecnologia em uma perspectiva CTS devem ser focadas também em disciplinas do núcleo biológico na formação inicial dos professores de Ciências Biológicas, a fim de formar profissionais capazes de contextualizar as relações CTS no cotidiano junto aos seus futuros alunos da Educação Básica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.