O Ensino na Perspectiva da Gramática Contextualizada: Análise das Orientações Curriculares do Estado do Ceará

Autores

  • Tályson Marques da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i2.1444

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Gramática Contextualizada, Legislação.

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa tem sido alvo de inúmeras discussões no âmbito acadêmico/escolar ao longo dos anos, principalmente no que tange às discussões sobre o estudo da gramática, normalmente desenvolvido de modo mecanizado, automatizado e normativo. Diante disso, novas estratégias metodológicas são apresentadas aos docentes de língua materna. Defende-se – nesta pesquisa – as eficácias do ensino de gramática que considera não a estrutura da língua por si, mas sim a sua efetiva e eficiente realização nos sistemas significantes (textos) produzidos nas mais diversas situações sociointeracionais das quais participam os sujeitos. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar as informações presentes nas Orientações Curriculares do Estado do Ceará acerca da gramática contextualizada. Ancorou-se, teoricamente, nos pressupostos defendidos por Antunes (2014), que explora o papel da gramática no ensino de língua, defendendo-a na perspectiva contextualizada, entre outros autores. Em termos metodológicos, essa investigação foi realizada em duas etapas: 1) Levantamento teórico, caracterizada como bibliográfica, segundo Marconi e Lakatos (2003); 2) Análise do documento supracitado, o que aproxima esse trabalho de uma pesquisa documental. Os resultados mostraram que o documento faz alusão ao ensino contextualizado da gramática, afirmando, inclusive, que o ensino de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, deve contemplar outras dimensões da língua, além da muito explorada dimensão metalinguística.

Biografia do Autor

Tályson Marques da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciado em Letras-Português pelo Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Ceará (2016). Especialista em LIBRAS (2017). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE).

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

da Silva, T. M. (2018). O Ensino na Perspectiva da Gramática Contextualizada: Análise das Orientações Curriculares do Estado do Ceará. Conexões - Ciência E Tecnologia, 12(2), 53–62. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i2.1444

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.