Autoeficácia, competitividade e comportamento acadêmico contraproducente de estudantes brasileiros de cursos de pós-graduação em contabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3574

Palavras-chave:

Autoeficácia. Competitividade. Comportamento Acadêmico Contraproducente.

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar os efeitos da autoeficácia geral percebida sobre a competitividade e desta perante o comportamento acadêmico contraproducente dos pós-graduandos dos cursos brasileiros em Contabilidade. A coleta de dados foi operacionalizada por meio de uma survey online que resultou em 163 respostas válidas para serem analisadas por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados apontaram que a autoeficácia exerce efeitos positivos sobre a dimensão de “atitude competitiva de autodesenvolvimento” e efeitos negativos sobre a dimensão de “evitação da competição impulsionada pela ansiedade”. Por sua vez, as dimensões de “atitude hipercompetitividade” e “evitação da competição impulsionada pela ansiedade” exerceram efeitos positivos sobre o “comportamento acadêmico contraproducente”. Os achados implicam que a promoção da autoeficácia dos estudantes conduz à competitividade voltada ao autoaprimoramento. Enquanto a não observação da hipercompetitividade pode prejudicar o ambiente acadêmico ao impulsionar comportamentos contraproducentes.

Biografia do Autor

Victor Hugo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMG

Alison Martins Meurer, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná - UFPR Doutor em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Flaviano Costa, Universidade Federal do Paraná

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR Professor do Departamento de Contabilidade na Universidade Federal do Paraná - UFPR Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - USP

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais Doutorado em Ciências Contábeis, pela Universidade de São Paulo (USP/SP) Mestre em Ciências Contábeis, pela Universidade de São Paulo (USP/SP) Bacharel em Ciências Contábeis pelo Unicentro Newton Paiva (BH/MG)

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Publicado

15-05-2025

Como Citar

Pereira, V. H., Meurer, A. M., Costa, F., & Cunha, J. V. A. da. (2025). Autoeficácia, competitividade e comportamento acadêmico contraproducente de estudantes brasileiros de cursos de pós-graduação em contabilidade. Conexões - Ciência E Tecnologia, 19, e025010. https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3574

Edição

Seção

Seção de Ciências Sociais Aplicadas

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