Autoeficácia, competitividade e comportamento acadêmico contraproducente de estudantes brasileiros de cursos de pós-graduação em contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3574Palavras-chave:
Autoeficácia. Competitividade. Comportamento Acadêmico Contraproducente.Resumo
O objetivo da pesquisa é analisar os efeitos da autoeficácia geral percebida sobre a competitividade e desta perante o comportamento acadêmico contraproducente dos pós-graduandos dos cursos brasileiros em Contabilidade. A coleta de dados foi operacionalizada por meio de uma survey online que resultou em 163 respostas válidas para serem analisadas por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados apontaram que a autoeficácia exerce efeitos positivos sobre a dimensão de “atitude competitiva de autodesenvolvimento” e efeitos negativos sobre a dimensão de “evitação da competição impulsionada pela ansiedade”. Por sua vez, as dimensões de “atitude hipercompetitividade” e “evitação da competição impulsionada pela ansiedade” exerceram efeitos positivos sobre o “comportamento acadêmico contraproducente”. Os achados implicam que a promoção da autoeficácia dos estudantes conduz à competitividade voltada ao autoaprimoramento. Enquanto a não observação da hipercompetitividade pode prejudicar o ambiente acadêmico ao impulsionar comportamentos contraproducentes.Referências
ALVES, R. S. et al. Maquiavelismo e sua relação com atividades contraproducentes nos estudantes de ciências contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 13, n. 1, p. 89–109, 2019.
ANDERMAN, E. M.; MURDOCK, T. Psychology of Academic Cheating. San Diego: Elsevier, 2007. BANDURA, A. Self-efficacy: toward a unifying theory of behavioral change. Psychological Review, v. 84, n. 2, 1977.
BANDURA, A. Self-efficacy: The exercise of control. New York: Freeman, 1997. CHAN, J. C.; LAM, S. F. Effects of competition on students’ self-efficacy in vicarious learning. British Journal of Educational Psychology, v. 78, n. 1, p. 95–108, 2008.
MARÔCO, J. Análise de Equações Estruturais - Fundamentos Teóricos, Software e Aplicações. 2. ed. Pêro Pinheiro: ReportNumber, 2014.
MAZZA, N. Competition: Motivating or Declination of Academic Success. 2018. Honors Projects, 328.
MCCABE, D. L.; BUTTERFIELD, K. D.; TREVINO, L. K. Academic dishonesty in graduate business programs: Prevalence, causes, and proposed action. Academy of Management Learning & Education, v. 5, n. 3, p. 294–305, 2006.
MCLEOD, S. A. Social Identity Theory. 2008. Disponível em: www.simplypsychology.org/socialidentity-theory.html. Acesso em: 2025-04-12.
SPECTOR, P. E.; FOX, S. An emotion-centered model of voluntary work behavior. Human Resource Management Review, v. 12, n. 2, p. 269–292, 2002. Disponível em: http://doi.org/10.1016/S1053- 4822(02)00049-9. Acesso em: 2025-04-12.
TEHRANI, L. A.; MAJD, M. A.; GHAMARI, M. Comparison of self-efficacy, test anxiety and competitiveness between students of top private schools and public schools. Mediterranean Journal of Social Sciences, v. 5, n. 23, p. 2749–2749, 2014.
WåHLBERG, A.; POOM, A. E. An empirical test of nonresponse bias in internet surveys. Basic and Applied Social Psychology, v. 37, n. 6, p. 336–347, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Victor Hugo Pereira, Alison Martins Meurer, Flaviano Costa, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.