AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS EM LIGAS FERRÍTICAS COM 5% DE Mo E DIFERENTES TEORES DE Cr

Autores

  • Francisco Halyson Ferreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Maracanaú
  • Fernando Henrique da Costa Sabóia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Maracanaú
  • Rodrigo Freitas Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Maracanaú
  • Venceslau Xavier de Lima Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Maracanaú
  • Hamilton Ferreira Gomes de Abreu Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v6i3.455

Resumo

Os aços ferríticos possuem ampla aplicabilidade em equipamentos da indústria petrolífera, sendo exigido dos mesmos uma elevada resistência a corrosão sem a perda das suas propriedades mecânicas. Este trabalho tem por objetivo avaliar as propriedades mecânicas de ligas ferríticas com teor de molibdênio (Mo) superior ao de ligas comerciais. Para isto foram fabricadas três ligas experimentais com diferentes concentrações de cromo (Cr), 17%, 15% e 9%, denominadas A1, B1 e E1, respectivamente e uma mesma quantidade de Mo, igual a 5%. As ligas, na condição de solubilizada, inicialmente foram caracterizadas por meio de microscopia ótica (MO) e medição da dureza. Em seguida foram retiradas amostras para a confecção de corpos de prova a fim de permitir a caracterização das propriedades mecânicas, a temperatura ambiente, através da realização de ensaios de tração e impacto Charpy-V. Também foram realizados ensaios de impacto Charpy-V a temperatura superior à ambiente. Os resultados mostraram que as três ligas estudadas apresentam um comportamento frágil a temperatura ambiente e que a temperatura exerce forte influência na energia absorvida e no comportamento dúctil-frágil. Verificou-se também que a liga com maior concentração de Cr, Liga A1, apresentou uma maior dureza. Os diferentes teores de Cr empregados não alteraram de forma significativa as propriedades obtidas após os ensaios de tração. Contudo, ao comparar as propriedades mecânicas das ligas experimentais com ligas comerciais foi verificado o aumento destas propriedades para as ligas experimentais associado aos teores de Cr e Mo empregados.

Biografia do Autor

Francisco Halyson Ferreira Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Maracanaú

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Atualmente é aluno do Curso de Tecnologia em Manutenção Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Atua como bolsista voluntário do Grupo de Inspeção e Análise de Falhas (GIAF - IFCE) e como professor efetivo da rede pública de ensino do estado do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física e na área de Engenharia e Ciências dos Materiais.

Fernando Henrique da Costa Sabóia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Maracanaú

Aluno do Curso de Tecnologia em Manutenção Industrial. Atua como bolsista do grupo de Inspeçaõ e Análise de Falhas (GIAF - IFCE). Tem experiência na área de Engenharia e Ciências dos Materiais.

Rodrigo Freitas Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Maracanaú

Doutor em Engenharia e Ciência de Materiais (Universidade Federal do Ceará, 2011), também é Técnico em Mecânica Industrial (Cefet-Ce, 1998), possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (2002) e mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais (Universidade Federal do Ceará, 2005). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação, Engenharia e Ciência de Materiais, Seleção Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: processos e metalurgia da solda, corrosão e metalurgia dos aços inoxidáveis.

Venceslau Xavier de Lima Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Maracanaú

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (2000) e mestrado em Ciências e Engenharia dos Materiais pela Universidade de Aveiro - Portugal (2003). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará, Campus Maracanaú. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase nas áreas de Projeto e Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Materiais, Análise de Falhas, Mecânica da Fratura e do Dano, Propriedades Mecânicas, Análise Estrutural e Simulação Computacional (CAE).

Hamilton Ferreira Gomes de Abreu, Universidade Federal do Ceará

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Possui graduação em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Engenharia Nuclear - University of California - Berkeley (1991), doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado na University of Cambridge no Reino Unido. É professor associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais metálicos, atuando principalmente nos seguintes temas: textura cristalográfica, textura de transformação em aços, materiais magnéticos e corrosão.

Downloads

Publicado

31-10-2012

Como Citar

Ferreira Gomes, F. H., Sabóia, F. H. da C., Guimarães, R. F., de Lima Filho, V. X., & Gomes de Abreu, H. F. (2012). AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS EM LIGAS FERRÍTICAS COM 5% DE Mo E DIFERENTES TEORES DE Cr. Conexões - Ciência E Tecnologia, 6(3). https://doi.org/10.21439/conexoes.v6i3.455

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)