EFEITO DOS DIFERENTES TEORES DE MOLIBDÊNIO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE LIGAS FERRÍTICAS COM 9% DE CR

Autores

  • Fernando Henrique Costa Saboia IFCE - campus Maracanaú
  • Natasha Lopes Gomes IFCE - campus Maracanaú
  • Francisco Halyson Ferreira Gomes IFCE - campus Maracanaú
  • Rodrigo Freitas Guimarães IFCE - campus Maracanaú
  • Víctor Moita Pinheiro IFCE - campus Maracanaú
  • Hamilton Ferreira Gomes de Abreu UFC - campus do Pici

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v6i2.447

Resumo

O objetivo deste trabalho foi determinar as principais propriedades mecânicas de três ligas experimentais com 9% de Cr e o teor de Mo de 5%, 7% e 9%. Realizou-se ensaios mecânicos para determinar as propriedades mecânicas das ligas através da realização de ensaios de dureza, tração e impacto, obtendo-se valores de microdureza, tenacidade, alongamento, módulo de elasticidade, limite de escoamento, limite de ruptura e limite de resistência a tração. Após a realização de análise microestrutural, foi realizada medição de microdureza Vickers. Corpos de prova foram usinados para a realização de ensaios de tração, à temperatura ambiente. Também foram confeccionados corpos de prova para a realização dos ensaios de impacto Charpy-V reduzido, a temperatura ambiente e aquecidos à 60 °C e 100 °C. Observou-se uma tendência, na qual, as ligas com 7% e 9% de Mo apresentaram valores próximos de propriedades mecânicas e simultaneamente superiores aos valores apresentados pela liga com 5% de Mo. Apenas o valor de alongamento foi maior na liga com 7% de Mo. Através dos ensaios de impacto, evidenciou-se que as ligas apresentaram um comportamento frágil para a temperatura ambiente, porém, a temperatura acima de 60 ºC, as ligas tendem a apresentar um comportamento dúctil.

Biografia do Autor

Fernando Henrique Costa Saboia, IFCE - campus Maracanaú

Estudante do curso de graduação em Tecnologia em Manutenção Industrial - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Maracanaú. Atualmente, exerce atividades de pesquisa na área de ciências e engenharia de materiais aplicada à soldagem.

Departamento: Indústria

 

Natasha Lopes Gomes, IFCE - campus Maracanaú

Graduanda de Tecnologia em Manutenção Industrial pelo Instituto Federal do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica.

Francisco Halyson Ferreira Gomes, IFCE - campus Maracanaú

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Atualmente é supervisor do Programa de Incentivo a Bolsa de Iniciaçao a Docencia (PIBID) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e professor efetivo da Escola de Ensino Fundamental e Médio Adahil Barreto Cavalcante. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: iniciação à docência, ensino de química, formação acadêmica e educação à distância.

Rodrigo Freitas Guimarães, IFCE - campus Maracanaú

Doutor em Engenharia e Ciência de Materiais (Universidade Federal do Ceará, 2011), também é Técnico em Mecânica Industrial (Cefet-Ce, 1998), possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (2002) e mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais (Universidade Federal do Ceará, 2005). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação, Engenharia e Ciência de Materiais, Seleção Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: processos e metalurgia da solda, corrosão e metalurgia dos aços inoxidáveis.

Víctor Moita Pinheiro, IFCE - campus Maracanaú

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (2009). Graduando do curso superior em Manutenção Industrial. Atualmente desenvolve pesquisas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Transformação de Fases.

Hamilton Ferreira Gomes de Abreu, UFC - campus do Pici

Possui graduação em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Engenharia Nuclear - University of California - Berkeley (1991), doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado na University of Cambridge no Reino Unido. É professor associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais metálicos, atuando principalmente nos seguintes temas: textura cristalográfica, textura de transformação em aços, materiais magnéticos e corrosão.

Downloads

Publicado

22-10-2012

Como Citar

Costa Saboia, F. H., Lopes Gomes, N., Ferreira Gomes, F. H., Freitas Guimarães, R., Moita Pinheiro, V., & Ferreira Gomes de Abreu, H. (2012). EFEITO DOS DIFERENTES TEORES DE MOLIBDÊNIO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE LIGAS FERRÍTICAS COM 9% DE CR. Conexões - Ciência E Tecnologia, 6(2). https://doi.org/10.21439/conexoes.v6i2.447

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)