EFEITO DA VARIAÇÃO DA CORRENTE ELÉTRICA DE SOLDAGEM NA MICROESTRUTURA E NA MICRODUREZA DE LIGAS FE-CR-MO COM DIFERENTES TEORES DE MOLIBDÊNIO

Autores

  • Natasha Lopes Gomes IFCE
  • Nathália Cândido Figueiredo UFC
  • Fernando Henrique Costa Saboia IFCE
  • Rodrigo Freitas Guimarães IFCE
  • Hamilton Ferreira Gomes de Abreu UFC

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v5i3.449

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da variação da corrente elétrica durante a soldagem de três diferentes ligas de aço Fe-Cr-Mo, empregando o processo TIG sem adição de material, e identificar quais mudanças podem ocorrer na microestrutura dessas ligas quando submetidas a dois diferentes parâmetros de soldagem aqui estudados. Amostras das ligas foram utilizadas na condição solubilizada para a realização da soldagem na posição plana, com eletrodo toriado, corrente contínua eletrodo negativo, em dois diferentes níveis de energia, variando os valores de corrente. Após a soldagem as ligas foram submetidas à caracterização microestrutural através de microscopia ótica e medição de dureza Vickers para determinar qual das ligas apresentou maior dureza de acordo com os parâmetros estabelecidos. Também foi realizada a análise de variância do perfil de microdureza da ZAC das ligas a fim de verificar possíveis mudanças que podem ocorrer devido à variação dos parâmetros de soldagem. A análise das microestruturas revelou que uma das ligas apresentou a formação de martensita. A energia de soldagem com menor corrente gerou uma zona fundida com menor área para as três ligas. Contudo, as soldagens realizadas não apresentaram mudanças prejudiciais na microestrutura e na dureza das ligas estudadas.

 

Biografia do Autor

Natasha Lopes Gomes, IFCE

Graduanda de Tecnologia em Manutenção Industrial pelo Instituto Federal do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica.

Nathália Cândido Figueiredo, UFC

Graduanda em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Ceará, atualmente é bolsista do Laboratório de Engenharia de Soldagem (ENGESOLDA). Atua desenvolvendo pesquisa na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia da Soldagem e no desenvolvimento de novas ligas.

Fernando Henrique Costa Saboia, IFCE

Estudante do curso de graduação em Tecnologia em Manutenção Industrial - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Maracanaú. Atualmente, exerce atividades de pesquisa na área de ciências e engenharia de materiais aplicada à soldagem.

Rodrigo Freitas Guimarães, IFCE

Doutor em Engenharia e Ciência de Materiais (Universidade Federal do Ceará, 2011), também é Técnico em Mecânica Industrial (Cefet-Ce, 1998), possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (2002) e mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais (Universidade Federal do Ceará, 2005). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação, Engenharia e Ciência de Materiais, Seleção Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: processos e metalurgia da solda, corrosão e metalurgia dos aços inoxidáveis.

Hamilton Ferreira Gomes de Abreu, UFC

Possui graduação em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Engenharia Nuclear - University of California - Berkeley (1991), doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado na University of Cambridge no Reino Unido. É professor associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais metálicos, atuando principalmente nos seguintes temas: textura cristalográfica, textura de transformação em aços, materiais magnéticos e corrosão.

Downloads

Publicado

21-10-2011

Como Citar

Gomes, N. L., Figueiredo, N. C., Costa Saboia, F. H., Guimarães, R. F., & Gomes de Abreu, H. F. (2011). EFEITO DA VARIAÇÃO DA CORRENTE ELÉTRICA DE SOLDAGEM NA MICROESTRUTURA E NA MICRODUREZA DE LIGAS FE-CR-MO COM DIFERENTES TEORES DE MOLIBDÊNIO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 5(3). https://doi.org/10.21439/conexoes.v5i3.449

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)