RENDIMENTO ACADÊMICO NO PROEJA DO IFCE - UMA BREVE ANÁLISE DO CURSO INTEGRADO DE REFRIGERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v5i1.440Resumo
Este trabalho objetiva investigar a evolução do rendimento acadêmico dos alunos da 1ª turma do Curso Integrado de Refrigeração Modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA), vinculado ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), levando em consideração as múltiplas influências que incidem sobre o público adulto e jovem quando engajado em um projeto de melhoria de sua condição de vida, à luz da literatura que trata da temática da Educação de Jovens e Adultos e de dados levantados a partir da pesquisa. O mencionado grupo teve ingresso no semestre 2007.1, tendo decorrido os três primeiros semestres do curso, sendo pesquisados doze do total de quatorze sujeitos. A pesquisa é de natureza quantitativa e qualitativa e adota o método específico de estudo de caso. Para a obtenção dos dados empregou-se a estratégia metodológica com aplicação de um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas, além do levantamento dos dados do sistema acadêmico da instituição, objetivando apreciar o rendimento acadêmico nos três semestres cursados e com o intuito de sondar sua evolução nas disciplinas propedêuticas e técnicas, bem como os fatores que o influenciaram. O referencial teórico que deu suporte a esta investigação foi embasado em Freire e Fernandes.A pesquisa apontou, entre outros elementos, que avariável, tempo dedicado ao estudo extraclasse, é um dos fatores determinantes para a melhoria do rendimento escolar. Ainda possibilitou o conhecimento do perfil dos alunos pesquisados, evidenciando aspectos positivos e negativos, referentes à modalidade de um curso integrado profissionalizante no perfil de EJA, apontando a necessidade de constante acompanhamento, visando ao suporte necessário à superação de dificuldades inerentes ao público-alvo que se constitui de alunos trabalhadores.Downloads
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