RENDIMENTO ACADÊMICO NO PROEJA DO IFCE - UMA BREVE ANÁLISE DO CURSO INTEGRADO DE REFRIGERAÇÃO

Autores

  • José Lourenço S. Aquino
  • José Glêdson de S. Silva
  • Maria Miriam C. B. de M. Constantino

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v5i1.440

Resumo

Este trabalho objetiva investigar a evolução do rendimento acadêmico dos alunos da 1ª turma do Curso Integrado de Refrigeração Modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA), vinculado ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), levando em consideração as múltiplas influências que incidem sobre o público adulto e jovem quando engajado em um projeto de melhoria de sua condição de vida, à luz da literatura que trata da temática da Educação de Jovens e Adultos e de dados levantados a partir da pesquisa. O mencionado grupo teve ingresso no semestre 2007.1, tendo decorrido os três primeiros semestres do curso, sendo pesquisados doze do total de quatorze sujeitos. A pesquisa é de natureza quantitativa e qualitativa e adota o método específico de estudo de caso. Para a obtenção dos dados empregou-se a estratégia metodológica com aplicação de um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas, além do levantamento dos dados do sistema acadêmico da instituição, objetivando apreciar o rendimento acadêmico nos três semestres cursados e com o intuito de sondar sua evolução nas disciplinas propedêuticas e técnicas, bem como os fatores que o influenciaram. O referencial teórico que deu suporte a esta investigação foi embasado em Freire e Fernandes.A pesquisa apontou, entre outros elementos, que avariável, tempo dedicado ao estudo extraclasse, é um dos fatores determinantes para a melhoria do rendimento escolar. Ainda possibilitou o conhecimento do perfil dos alunos pesquisados, evidenciando aspectos positivos e negativos, referentes à modalidade de um curso integrado profissionalizante no perfil de EJA, apontando a necessidade de constante acompanhamento, visando ao suporte necessário à superação de dificuldades inerentes ao público-alvo que se constitui de alunos trabalhadores.

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Publicado

16-05-2011

Como Citar

S. Aquino, J. L., de S. Silva, J. G., & C. B. de M. Constantino, M. M. (2011). RENDIMENTO ACADÊMICO NO PROEJA DO IFCE - UMA BREVE ANÁLISE DO CURSO INTEGRADO DE REFRIGERAÇÃO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 5(1), 32–37. https://doi.org/10.21439/conexoes.v5i1.440

Edição

Seção

Artigos