ABORDAGEM STEAM NO ENSINO DE QUÍMICA: O ESTADO DA QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2787Palavras-chave:
Abordagem STEAM, Ensino de Química, Inovação EducacionalResumo
O presente estudo tem por finalidade construir, por meio de levantamento bibliográfico, o Estado da Questão (EQ) a respeito da abordagem STEAM, com foco na aprendizagem em Química. O levantamento foi realizado na plataforma Google Acadêmico, buscando identificar: I) trabalhos que aplicaram a abordagem STEAM com foco na componente Química e II) como os conceitos da disciplina são trabalhados por meio da abordagem no Ensino Médio. Levou-se em consideração os últimos cinco anos e, aplicando critérios de exclusão e inclusão, não foram encontrados trabalhos realizados no Brasil, sendo todos os selecionados provenientes do continente asiático. Os resultados das aplicações sugerem que o uso da abordagem STEAM potencializa a aprendizagem de conceitos químicos, em destaque para conceitos do campo da Química orgânica e inorgânica, citados em três (38%) dos trabalhos selecionados, proporcionando o engajamento dos alunos em atividades práticas que possibilitam o desenvolvimento de habilidades tais como: pensamento crítico, criatividade, comunicação, junto ao entendimento dos conceitos científicos envolvidos. Observou-se que metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) foi a mais escolhida nos casos analisados, bem como metodologias similares, por suas características que permitem uma maior autonomia dos estudantes. A preocupação com as demandas formativas atuais torna primordial novas abordagens como STEAM que permite trabalhar a motivação e mesclar os conhecimentos das áreas.Downloads
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