EFEITOS DA SUJIDADE NO DESEMPENHO ELÉTRICO DE UMA PLANTA FOTOVOLTAICA: UM ESTUDO DE CASO NO LEA - UFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2724

Palavras-chave:

Desempenho Fotovoltaico, Métricas de Avaliação, Sujidade

Resumo

O desempenho elétrico de sistemas fotovoltaicos(FV)é influenciado pelas condições ambientais, climáticas e antropológicas do local de instalação. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar os efeitos da sujidade no desempenhode uma planta FV instalada em ambiente urbano com clima semiárido, no Laboratório de Energias Alternativas da Universidade Federal do Ceará (LEA – UFC) em Fortaleza – Ceará de modo a proporcionar informações para subsidiar a definição de intervenções de limpeza da planta FV no local de estudo;são usadas as métricas Relação de Sujidade (SoilingRatio - SRatio) e Relação de Desempenho Corrigido Pelo Clima (Weather-Corrected Performance Ratio – PRCorr).No período chuvoso de 2018 há um aumento de 20,51% de PRCorr em relação ao período pré-chuvoso; SRatio aumenta 2,36%. No período seco de 2018, PRCorrreduz 3,19% em relação ao período pós-chuvoso, enquanto SRatio passa de 0,87 para 0,89; o aumento de 2,30% em SRatio justifica-se pela realização de duas limpezas manuais. No período chuvoso de 2019, PRCorr apresenta valor médio de 0,91 enquanto o valor médio de SRatio é de 0,85. No período seco de 2019, há decaimento de PRCorr culminando em uma redução de 26% da métrica entre 01/08/2019 e 31/10/2019; nesse mesmo período háum aumento de 8,8% de SRatio em relação ao período pós-chuvoso; observa-se um decaimento de 21,5% de SRatio entre agosto e novembro de 2019.

Biografia do Autor

José Janiere Silva de Souza, Instituto Federal do Ceará

Possui Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-Campus Cedro (2017) e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2020). Atualmente é Professor da EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro e Doutorando em Engenharia Elétrica a pela Universidade Federal do Ceará. Atua ministrando disciplinas nos cursos Técnicos em Eletrotécnica (Integrado e Concomitante), Técnico em Informática (Integrado) e Tecnologia em Mecatrônica Industrial.

Paulo Cesar Marques de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Paderborn, Alemanha (1997). Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, atuando nos programas de pós-graduação em engenharia elétrica e engenharia mecânica da UFC. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão nos temas: planejamento energético, geração fotovoltaica, geração eólica e biodigestores. Coordena o Laboratório de Energias Alternativas da UFC. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Renata Imaculada Soares Pereira, Instituto Federal de Educação

Professora de Eletroeletrônica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Arapiraca e coordenadora dos Espaços 4.0 do IFAL. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado (2019) em Engenharia Elétrica na UFPB - João Pessoa com ênfase em redes de sensores sem fio e colheita de energia aplicados ao monitoramento IoT de plantas fotovoltaicas. Concluiu Doutorado (2018) em Engenharia Elétrica com bolsa de doutorado sanduíche (Programa conjunto CAPES/DAAD) na "Technische Hochschule Köln" - Alemanha e Mestrado (2014) em Engenharia Elétrica, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Campus Maracanaú) concluiu Tecnólogo em Manutenção Industrial (2012) e curso técnico em Automação Industrial (2009). Áreas de atuação: Eletrônica, Sistemas embarcados IoT, Aquisição de dados e Monitoramento online em Nuvem, Energias Renováveis.

Downloads

Publicado

13-06-2023

Como Citar

Silva de Souza, J. J., Marques de Carvalho, P. C., & Soares Pereira, R. I. (2023). EFEITOS DA SUJIDADE NO DESEMPENHO ELÉTRICO DE UMA PLANTA FOTOVOLTAICA: UM ESTUDO DE CASO NO LEA - UFC. Conexões - Ciência E Tecnologia, 17, e022011. https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2724

Edição

Seção

Seção de Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.