PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Autores

  • Francisco Ney Vasques Monteiro IFCE Campus Crato
  • Rodrigo Carvalho Souza Costa IFCE Campus Crato
  • Carlos André Guimarães Ferraz Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria de Fátima Vasques Monteiro Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.698

Resumo

O Ensino a Distância (EAD) é ferramenta essencial no desenvolvimento educacional devido ao seu elemento inovador e estimulante. Através do EAD, pode-se oferecer recursos variados que possibilita o alcance da educação a localidades remotas ou de difícil acesso. Neste artigo é apresentada uma reflexão sobre o processo de avaliação do aluno na modalidade de ensino a distância, na percepção do professor, por meio de relatos e vivência, bem como conhecer, compreender, subsidiar e descrever os métodos utilizados nesta avaliação. A percepção dos docentes entrevistados foi de fundamental relevância no sentido de como esta pode contribuir para a melhoria do processo avaliativo na modalidade do ensino a distância. Os resultados da pesquisa mostram uma grande preocupação dos professores envolvidos no processo de ensino a distância, requerendo cautela com a metodologia de avaliação devido a lacunas quanto à fragilidade da avaliação não presencial, limitação do AVA (MOODLE) ou da dificuldade natural para identificar o nível de conhecimento do aluno, que também ocorre nas avaliações presenciais, que propiciam a este tipo de avaliação não atingir os objetivos avaliativos.

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Publicado

23-02-2015

Como Citar

Monteiro, F. N. V., Costa, R. C. S., Ferraz, C. A. G., & Monteiro, M. de F. V. (2015). PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DE CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO DO CARIRI NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(2). https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i2.698