A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • IARA BEATRIZ SILVA FERRÉ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
  • José Jaelson de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
  • Alana Tamires Fernandes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
  • Isabel Andrade Lopes de Sousa INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2173

Palavras-chave:

Comunicação química. Experimento. Interdisciplinaridade. Docência.

Resumo

Muitos dos conteúdos de ciências trabalhados em sala de aula possuem grande potencial no que diz respeito à facilidade de implementá-los em uma perspectiva interdisciplinar, durante o processo de ensino e aprendizagem. A comunicação animal é um deles, pois envolve a química, a física e a biologia de uma forma interligada dentro dos principais tipos de comunicação animal: química, sonora e visual. A comunicação química, em particular, consegue envolver conceitos de química e biologia e seu estudo é extremamente relevante, já que esclarece fatos do reino animal que costumamos perceber, mas nem sempre entendemos o porquê, como a trilha formada pela colônia de formigas, além de fazer parte do nosso dia-a-dia, pois também utilizamos os cheiros para percebermos o mundo. Neste trabalho, apresentaremos o planejamento e a aplicação de uma atividade cujo objetivo foi trazer, dentro da proposta interdisciplinar, uma nova maneira de trabalhar com alunos do ensino fundamental o tema comunicação animal, especialmente a comunicação química. A atividade foi em uma escola estadual do Rio Grande do Norte, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Foram ministradas aulas teóricas e experimentais com o intuito de relacionar o conteúdo teórico com o prático, observando os aspectos qualitativos das experiências realizadas e os conceitos trabalhados sobre a comunicação química entre os animais. A execução da atividade proporcionou aos alunos uma nova forma de enxergar e perceber o quanto as ciências são interligadas, além de despertar neles a curiosidade científica, por meio de novas ferramentas didáticas.

Biografia do Autor

IARA BEATRIZ SILVA FERRÉ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Bióloga e mestra em Psicobiologia (UFRN). Especialista em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável e Especialista em Docência da Educação Superior.

José Jaelson de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Biólogo pela UFRN e mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN).

Alana Tamires Fernandes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Bióloga pela UFRN e Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN.

Isabel Andrade Lopes de Sousa, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professora do Instituto Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

10-05-2022

Como Citar

SILVA FERRÉ, I. B., de Oliveira, J. J., Fernandes da Silva, A. T., & Lopes de Sousa, I. A. (2022). A COMUNICAÇÃO QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 16, e022013. https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2173

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.