AS POTENCIALIDADES DO ENSINO HÍBRIDO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA SARS-COV2 SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2147

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Formação de professores, Ensino de ciências

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de estudar as potencialidades do ensino híbrido enquanto metodologia ativa para o ensino de ciências no contexto da pandemia da síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2. Trata-se de uma investigação qualitativa do tipo "estudo de caso'', cujos dados foram obtidos a partir da aplicação de questionário a um grupo de professores participantes de um Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática do Espírito Santo. O questionário, elaborado conforme Gil (2002), contemplou questões que partiram de um diagnóstico inicial do conhecimento preliminar dos docentes a respeito da metodologia, passando por questões que trataram do engajamento de professores e alunos no uso dos recursos relacionados ao ensino híbrido. Também foram coletadas percepções dos professores acerca da utilização da metodologia em um cenário pós-pandêmico, da mesma forma que seu posicionamento acerca do papel da escola nessas condições. As respostas obtidas para a maioria das questões evidenciou que, apesar do desafio de acesso e pouca infraestrutura para implementação do ensino híbrido, a metodologia mostra-se promissora à medida em que vai ao encontro da autonomia dos alunos em torno de em processo de ensino-aprendizagem que extrapola os espaços formais. O papel do professor também foi abordado, constatando a necessidade de um processo de formação continuada que possibilite a construção de novas habilidades. Neste viés, entendeu-se que a metodologia possui potencialidades para desenvolvimento de conteúdos contextualizados e problematizadores para promoção de diálogos integrados à realidade do aluno. Na visão dos professores, o blended learning pode contribuir para o desenvolvimento de trabalhos colaborativos, em que a interação entre os alunos pode ser potencializada de maneira criativa apresentando-se como uma grande tendência, não somente em um cenário de crise marcado pela pandemia da SARS-COV2 como também em uma perspectiva pós-pandêmica.

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Publicado

10-05-2022

Como Citar

Rangel, F. S., de Souza, J. R., Bezerra, L. J. C., Campos, C. R. P., & Passos, M. L. S. (2022). AS POTENCIALIDADES DO ENSINO HÍBRIDO PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA SARS-COV2 SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Conexões - Ciência E Tecnologia, 16, e022011. https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2147

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

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