O LUGAR PERMACULTURAL E A RESTAURAÇÃO NO CICLO ALIMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2038Palavras-chave:
Permacultura, Lugar permacultural, Ecogastronomia, Ciclo alimentarResumo
No presente ensaio, busca-se demonstrar as possibilidades da Permacultura em relação aos modos convencionais de produção e consumo de alimentos, como aqueles praticados pela lógica do agronegócio, das monoculturas e dos cultivos transgênicos, bem como os riscos de modos de cultivo não integrados em reservas extrativistas. Os princípios e as éticas da Permacultura apresentam-se como insumos criativos à disseminação de soluções e práticas de relação natural com o espaço. Este olhar alternativo é aqui proposto como lugar permacultural, que reúne valores, como autossuficiência, autogovernança e emancipação, representando uma semente de restauração nos ciclos alimentares. Como exemplo de lugar permacultural, apresenta-se o desenho permacultural e as soluções encontradas no Sítio Floresta, localizado no município de Eusébio, Ceará. Assim, demonstra-se que as pessoas que vivenciam a Permacultura em seu ambiente a escolheram como prática de criatividade e liberdade para interagir com a natureza na cultura da vida. Entende-se como lugar permacultural, o lugar que contém uma lógica natural na busca de um sentido de existir e agir no mundo e no espaço em que se habita.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.