ORGANISMOS INTERNACIONAIS, ENSINO SUPERIOR, INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA BÁSICA NO BRASIL (ANOS 1990/2000)

Autores

  • Maria Juraci Maia Cavalcante Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i5.1775

Palavras-chave:

Organismos Internacionais. Ensino Superior. Política educacional.

Resumo

Trata do ensino superior no Brasil dos anos 1990/2000, mostrando a interferência de organismos internacionais nas políticas educacionais dirigidas às universidades, que passam a abrigar, programas de formação de professores para a escola básica (PARFOR), fortalecimento do ensino técnico-profissionalizante e de intercâmbio de estudantes de graduação no exterior. Tem apoio na literatura referente a este problemática, como Azevedo (2007), Vidal e Gvirtz (2009), Beench (2012), Ferreira (2012), entre outros, para evidenciar a missão atribuída às universidades, visando a qualificação efetiva e sistêmica do ensino público, com o objetivo de favorecer a formação de quadros técnicos e científicos para o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Conclui que, na era da globalização, os dois programas enfocados estão sob a influência de ingerências externas, que atuam poderosamente sobre políticas educacionais, tanto no Brasil, como na Argentina, com vistas à promoção de uma eficiência requerida por setores econômicos nacionais e mercados internacionais.

Biografia do Autor

Maria Juraci Maia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Políticas Sociais pelo CETREDE/UFC, Mestrado em Sociologia (UFC) e Doutorado em Ciências Econômicas e Sociais - na Carl von Ossietsky Universitaet - Oldenburger Universitaet/Alemanha; Pós-Doutorado em Política Educacional na Faculdade de Educação da Universidade de Colônia/Alemanha; e em História Educacional de Portugal, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa. Tem experiência de docência e pesquisa nas áreas de Sociologia, História e Educação, com os seguintes temas: juventude, migração, biografia, autobiografia, educação comparada, memória, crítica histórica, história dos jesuítas, república e religião civil, cultura e história social. Professora Titular e Investigadora da LHEC/FACED/UFC. Bolsista Produtividade do CNPq.

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Publicado

26-10-2020

Como Citar

Cavalcante, M. J. M. (2020). ORGANISMOS INTERNACIONAIS, ENSINO SUPERIOR, INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA BÁSICA NO BRASIL (ANOS 1990/2000). Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(5), 28–35. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i5.1775

Edição

Seção

Artigos

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