A Experimentação no Foco da Aprendizagem: Ensinando Eletroquímica de Forma Fácil e Barata
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i1.1486Palavras-chave:
. Eletroquímica. Ensino-Aprendizagem. Construtivismo.Resumo
O presente trabalho aborda um estudo de eletroquímica a partir do uso de matérias de baixos custos nas construções de pilhas, tendo como fogo a potencialização da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados colhidos na aplicação de uma abordagem centrada numa perspectiva construtivista, em que o aluno, em contato com experimentos em sala de aula, mostrou uma possível potencialização na sua aprendizagem em Química. O trabalho foi desenvolvido numa escola da Rede Estadual do Município de Quixadá-CE – Escola de Ensino Médio Coronel Virgílio Távora – com duas turmas de 2o ano. Foram aplicada uma aula experimental para uma das turmas selecionadas, onde os alunos montaram e executarem um experimento. Em uma outra turma, utilizada como controle, trabalhou-seo mesmo conteúdo, porém utilizando apenas a metodologia tradicional – aula expositiva. Como método de avalição, foi utilizado um questionário–método comparado –, buscando identificar as similitudes e diferençasna eficácia da aprendizagem dos alunos a partir das metodologias aplicadas.Os resultados apresentaram queo uso de experimentos em sala de aula eleva o desempenho dos alunos quando comparados a aulas de cunho apenas teórico. Entretanto, vale ressaltar que, para ser efetiva, toda metodologia deve ser bem planejada,a fim de que se adeque à realidade escolar.Downloads
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