A Experimentação no Foco da Aprendizagem: Ensinando Eletroquímica de Forma Fácil e Barata

Autores

  • Ana Clara Correia Queiroz da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Quixadá
  • Byanca Milla Maia de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Quixadá
  • Francisco Gutemberg R. Magalhães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Quixadá
  • Francisco Mateus Gomes do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Quixadá
  • Jardel Soares Girão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus de Quixadá
  • José Wagner de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Quixadá
  • Rafael Ribeiro Portela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Quixadá

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i1.1486

Palavras-chave:

. Eletroquímica. Ensino-Aprendizagem. Construtivismo.

Resumo

O presente trabalho aborda um estudo de eletroquímica a partir do uso de matérias de baixos custos nas construções de pilhas, tendo como fogo a potencialização da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados colhidos na aplicação de uma abordagem centrada numa perspectiva construtivista, em que o aluno, em contato com experimentos em sala de aula, mostrou uma possível potencialização na sua aprendizagem em Química. O trabalho foi desenvolvido numa escola da Rede Estadual do Município de Quixadá-CE – Escola de Ensino Médio Coronel Virgílio Távora – com duas turmas de 2o ano. Foram aplicada uma aula experimental para uma das turmas selecionadas, onde os alunos montaram e executarem um experimento. Em uma outra turma, utilizada como controle, trabalhou-seo mesmo conteúdo, porém utilizando apenas a metodologia tradicional – aula expositiva. Como método de avalição, foi utilizado um questionário–método comparado –, buscando identificar as similitudes e diferençasna eficácia da aprendizagem dos alunos a partir das metodologias aplicadas.Os resultados apresentaram queo uso de experimentos em sala de aula eleva o desempenho dos alunos quando comparados a aulas de cunho apenas teórico. Entretanto, vale ressaltar que, para ser efetiva, toda metodologia deve ser bem planejada,a fim de que se adeque à realidade escolar.

Biografia do Autor

Ana Clara Correia Queiroz da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Quixadá

Byanca Milla Maia de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Quixadá

Francisco Mateus Gomes do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Quixadá

José Wagner de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Quixadá

Rafael Ribeiro Portela, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Quixadá

Downloads

Publicado

24-05-2019

Como Citar

Correia Queiroz da Silva, A. C., Maia de Oliveira, B. M., R. Magalhães, F. G., Gomes do Nascimento, F. M., Girão, J. S., de Almeida, J. W., & Portela, R. R. (2019). A Experimentação no Foco da Aprendizagem: Ensinando Eletroquímica de Forma Fácil e Barata. Conexões - Ciência E Tecnologia, 13(1), 8–14. https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i1.1486

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.