Um Algoritmo genético para a problema de geração de horários a partir de currículos com disciplinas compartilhadas
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3440Palavras-chave:
Ensino, Instituições de Ensino Superior (IES), Grades de horários, Gerência de cursosResumo
A geração de horários semanais de professores e disciplinas (timetabling) em Instituições de Ensino é um problema complexo, que demanda um elevado tempo para ser resolvido de forma manual ou com soluções computacionais. Esse problema é potencializado pelas novas necessidades das Instituições, como por exemplo o compartilhamento de turmas entre diferentes cursos. O objetivo deste trabalho é construir e validar um algoritmo genético para geração da grade horária da universidade, considerando restrições como compartilhamento de disciplinas e controle de grade com disciplinas não presenciais. O projeto é uma pesquisa experimental realizada para adequar a geração de grades horárias com as necessidades da universidade. Sendo assim foi desenvolvido a implementação e validação de um Algoritmo Genético que atende de forma satisfatória aos novos requisitos para a geração da grade horária. Os resultados obtidos se demonstraram excelentes, com indivíduo gerado alcançando 99.92\% do score máximo na solução. Dessa forma é possível concluir que a resolução do problema, mesmo com novas restrições é possível e viável favorecendo o processo de organização de horários das Instituições. As contribuições geradas foram uma revisão da literatura acerca de funcionalidades e operadores usados em Algoritmos Genéticos que solucionam um timetabling, além do algoritmo implementado e validado que gera soluções viáveis e aptas às necessidades impostas pela universidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Conexões - Ciência e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.



