BIG-INVENTE, TOWARDS AN ADAPTIVE LEARNING APPROACH FOR DISTANCE EDUCATION USING DATA MINING TECHNOLOGIES AND BIG DATA

Autores

  • Antonio Mauro Barbosa de Oliveira Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Ronaldo Fernandes Ramos IFCE Fortaleza
  • Carina Teixeira Oliveira Rede Nacional de Pesquisa
  • Eliezio Gomes Queiroz Neto IFCE Aracati

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i1.730

Resumo

Nowadays, the learning systems are changing from teacher-centered to learner-centered paradigm although entire education system platforms and even traditional distance education systems continues to adopt the classical way. At this time, in order to have a higher level of  education system personalization, it is necessary the upgrade of learning platforms as the theories of learning evolve. In this article, we show the evolution of the INVENTE platform since its initial conception in 2000 to the present days. The major change that must occurs in its structure is the ability to work with both paradigm  using machine learning techniques for modeling the student and allowing the content construction  from the huge collections of data available in the web, more exactly in the big data context.  The challenge of the BIG-INVENTE is to use these technologies (data mining and big data) in order to customize and make more efficient the learning process.

 

Biografia do Autor

Antonio Mauro Barbosa de Oliveira, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Possui graduação em Engenharia Elétrica (Universidade Federal do Ceará, UFC - 1982), Mestrado em Sistemas de Computação (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Puc-Rio - 1987), Doutorado em Informática (Université Pierre et Marie Curiede, Paris VI - 1993), e dois Pós-doutorados em Telecomunicações: King´s College London - Inglaterra (2003-2004) e University of Ottawa - Canada (2009-2010) . Foi Diretor Geral do CEFET Ceará (1998), Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (2004) e Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado do Ceará (2007). Atualmente, é professor da Universidade de Fortaleza e consultor científico da Universidade Mackenzie - S Paulo, lider do grupo de pesquisa LAR (Laboratório de Redes de Computadores), membro do programa de mestrado profissional da Universidade Estadual do Ceará (UECE/IFCE).

 

Ronaldo Fernandes Ramos, IFCE Fortaleza

Doutor em Informática (Systèmes Informatiques) pela Universidade de Evry /Instituto Nacional de Telecomunicações na França em 2003. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Inteligência (artificial) Aplicada em 1995. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em engenharia de software e sistemas inteligentes, atuando também nos seguintes temas: sistemas distribuídos, dependabilidade, tolerância à falhas e sistemas especialistas.

Carina Teixeira Oliveira, Rede Nacional de Pesquisa

Carina Teixeira de Oliveira possui doutorado em Informática pela Université Joseph Fourier - UJF, França (2012), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ (2008), e gradução em Telemática com ênfase em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE/CEFET (2005). Atualmente, é gerente de projeto do CEntro NAcional de Processamento de Alto Desempenho da Universidade Federal do Ceará (CENAPAD-UFC) e pesquisadora do grupo de pesquisa GREat na UFC. Tem experiência na área computação e teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, redes sem fio, sistemas distribuídos, roteamento, protocolos de comunicação e computação em nuvem.

Eliezio Gomes Queiroz Neto, IFCE Aracati

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógicas e Semântica de Programas, Serviu a duas forças militares (Exercito e Marinha do Brasil), Idealizador e Criador de dois jogos onlines sem fins lucrativos.

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Publicado

23-02-2015

Como Citar

de Oliveira, A. M. B., Ramos, R. F., Oliveira, C. T., & Queiroz Neto, E. G. (2015). BIG-INVENTE, TOWARDS AN ADAPTIVE LEARNING APPROACH FOR DISTANCE EDUCATION USING DATA MINING TECHNOLOGIES AND BIG DATA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(1). https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i1.730

Edição

Seção

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