Análise toxicológica in vitro do colágeno da pele de tilápia (Oreochromis niloticus) com células de fibroblasto murino (L-929)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3439

Palavras-chave:

Oreochromis niloticus, Colágeno, Citotoxicidade., Biocompatibilidade, Pele de tilápia

Resumo

O colágeno extraído e purificado da pele da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) é um valioso insumo que pode ser utilizado como biomaterial em aplicações mais sensíveis da medicina regenerativa, como cirurgias cardíacas e neurológicas. A avaliação toxicológica in vitro da linha celular L-929 é de suma importância, pois garante integridade e segurança nos diversos usos pretendidos, evitando reações adversas do organismo aos dispositivos derivados. Este trabalho teve como objetivo avaliar a toxicidade do colágeno purificado extraído da pele de tilápia utilizando a linha celular L-929. Houve uma diferença estatisticamente significativa entre o colágeno purificado e o controle negativo. O grupo experimental é atóxico e foi aprovado pela ISO 10993-5:2009, demonstrando crescimento celular acima de 70%. Alta proliferação celular (acima de 100%) também foi observada em estudos in vitro e in vivo com pele fresca de tilápia. Possivelmente possui mecanismos de sinalização na cascata do processo cicatricial, resultando em população celular acelerada. Espera-se que outros estudos biomoleculares e experimentos in vivo possam elucidar essa característica biológica única do colágeno da pele da tilápia no processo de viabilidade celular.

Biografia do Autor

Sofphia Martins da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda e Mestra em Medicina Translacional pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2023). Bióloga Licenciada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Jaguaribe (2021). Membro da equipe de pesquisa do Laboratório de Cicatrização da Pele de Tilápia (NPDM/UFC). Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Medicamentos (NPDM)

Maria das Candeias Santos Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Bióloga licenciada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Jaguaribe (2023).

Felipe Augusto Rocha Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Biólogo-PhD e Pós-Doutor (CNPq Proc.: 503448/2014-1) no Laboratório Nacional de Oncologia Experimental no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos - NPDM / UFC da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Professor Efetivo do IFCE Campus Jaguaribe. Atualmente Coordena o Curso de Ciências Biológicas - Campus Jaguaribe - IFCE. Atualmente Coordena o Projeto Residência Pedagógica (PRP) no Curso de Ciências Biológicas - Campus Jaguaribe - IFCE; Processo CAPES: 88887.848079/2023-00.

Carlos Roberto Koscky Paier, Centro de Tratamento de Queimados, Instituto Dr. José Frota (IJF)

Graduou-se em Bioquímica (bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e obteve os títulos de Mestre (2009) e Doutor (2014) em Biologia Funcional e Molecular (concentração em Bioquímica) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou pós-doutorado no Laboratório de Oncologia Experimental (LOE), no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Edmar Maciel Lima Júnior, Centro de Tratamento de Queimados, Instituto Dr. José Frota (IJF)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1982). Atualmente é médico do Instituto Dr José Frota e Presidente do Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Plástica, atuando principalmente nos seguintes temas: queimaduras, cirurgia plástica, tratamento, mamoplastia, tratamento de ex obeso e campanha de prevenção. É coordenador geral da pesquisa da pele de tilápia.

Manoel Odorico de Moraes Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1976), Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1981) e doutor em Oncologia pela Universidade de Oxford - Inglaterra (1989). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Professor de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFC (1996). 

Downloads

Publicado

23-10-2025

Como Citar

Silva, S. M. da, Silva, M. das C. S., Rodrigues, F. A. R., Paier, C. R. K., Lima Júnior, E. M., & Moraes Filho, M. O. de. (2025). Análise toxicológica in vitro do colágeno da pele de tilápia (Oreochromis niloticus) com células de fibroblasto murino (L-929). Conexões - Ciência E Tecnologia, 19, e025027. https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3439

Edição

Seção

Seção de Ciências da Saúde

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.