CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2118

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico. Project Model Canvas, .Trabalho pedagógico.

Resumo

Este artigo discorre sobre uma metodologia de elaboração de projetos chamada Project Model Canvas (PMC) e teve como objetivo geral investigar como o PMC pode contribuir para o processo de elaboração ou reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). São objetivos específicos deste estudo: expor as orientações legais sobre a estruturação do PPP; compreender a composição e funcionalidade do PMC e apresentar o PMC como instrumento mediador na produção do PPP. Utilizou-se a abordagem qualitativa apresentando um caráter exploratório e utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental para a estruturação da investigação. É necessário ressaltar que, este estudo não possui a intenção de deslegitimar as diversas formas de desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, mas antes, carregou-se a intenção de apresentar uma alternativa simples, prática e possível de organização para a elaboração de um documento basilar no plano escolar. E assim, conforme a organização proposta pelo PMC, espera-se que essa metodologia contribua de modo eficaz para elaborar e reelaborar o PPP escolar.

Biografia do Autor

Paula Trajano de Araújo Alves, Instituto Federal do Ceará

Mestra em Ensino e Formação Docente pello Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE e professora da rede de Ensino Estadual do Ceará - Brasil.

Biatriz de Sousa Monteiro, Instituto Federal do Ceará

Mestranda em Ensino e Formação Docente pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE e professora da rede de Ensino Municipal de Fortaleza/CE - Brasil.

Camila Mesquita Félix, Instituto Federal do Ceará

Mestranda em Ensino e Formação Docente pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE e professora da rede de Ensino Municipal de Fortaleza/CE - Brasil.

Andrea Moura da Costa Souza, Instituto Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira e Vice-Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino (IFCE/ UNILAB), Fortaleza/CE -Brasil.

Downloads

Publicado

26-11-2021

Como Citar

Alves, P. T. de A., Monteiro, B. de S., Félix, C. M., & Souza, A. M. da C. (2021). CONTRIBUIÇÕES DO PROJECT MODEL CANVAS NA REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021032. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2118

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.