Projeto e simulação de circuitos integrados CMOS para espectroscopia de bioimpedância elétrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3469

Palavras-chave:

Circuitos integrados CMOS, Amplificador (OTA), Dispositivo vestível, Espectroscopia de bioimpedância elétrica

Resumo

Este trabalho faz parte do projeto eGluco do grupo PETBIO da Universidade do Estado de Santa Catarina. O objetivo é desenvolver um dispositivo vestível que faça a medição, principalmente, de glicemia de forma não invasiva utilizando diferentes tipos de sensores. Com base na literatura sobre dispositivos vestíveis e nos resultados do protótipo atual do projeto eGluco, percebe-se que a tecnologia de circuitos integrados é melhor indicada para um efetiva miniaturização e redução de consumo de energia. É proposto neste trabalho uma análise de viabilidade do uso de um simulador de distribuição gratuita que apresente, além do simulador SPICE, uma ferramenta de captura de esquemático e uma ferramenta de apresentação de resultados gráficos. Foi desenvolvido um macromodelo SPICE dos transistores da tecnologia de fabricação 0,18 µm da TSMC para o simulador de distribuição gratuita TINA-TI. O modelo foi testado realizando testes de extração de parâmetros para o modelo ACM do transistor MOSFET, tanto para os amplificadores fonte comum como para o amplificador de transcondutância. O macromodelo e o simulador indicaram resultados confiáveis com erro máximo de aproximadamente 11% nos valores simulados em comparação com a especificação do circuito arbitrada para os amplificadores fonte comum. Já para o amplificador de transcondutância o erro máximo apresentado foi de aproximadamente 16%, para o caso do slew rate. Apesar destas discrepâncias em relação as especificações originais, o OTA apresenta desempenho compatível com a aplicação a que se pretende.

Biografia do Autor

Pablo Dutra da Silva, undefined - Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e mestrado em Engenharia Elétrica pela mesma instituição (2006). Atuou como engenheiro de projeto eletrônico no Centro de Pesquisas Renato Archer, no projeto DH-CTI, em convênio com a empresa Intelbras S.A. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em circuitos eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: circuitos integrados RF, circuitos integrados analógicos de baixo consumo e modelo compacto do transistor MOS. Possui também experiência na área de compatibilidade eletromagnética, tendo atuado no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, em projeto realizado em convênio com a empresa WEG S.A. Foi professor dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, também no Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), onde desenvolve projetos nas áreas de medidas elétricas e instrumentação eletrônica para a Internet das Coisas. Além disso, é doutorando na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Pedro Bertemes Filho, undefined - Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduated in Electrical Engineering in 1995 at the State University of Santa Catarina and PhD in Medical Physics at the University of Sheffield. Awarded by Fulbright at Dartmouth College and visiting researcher in the University of Ljubljana. Titular Professor at UDESC since 2004, lecturing electronic instrumentation, sensors and transducers, introduction on biomedical engineering and coordinating research groups in biomedical engineering and electrical bioimpedance. Senior IEEE member since 2020. Reviewer of more than 12 international journals. Secretary of the ISEBI. International lectures in renowned Universities, such as Uruguay, Ljubljana, Sheffield, Copenhagen and Mexico. Areas of research interest are focused on electrical bioimpedance and bioinstrumentation, Biosensor and e-Health. Edited international books, such as “Bioimpedance in Biomedical Applications and Research” and “Medicine-Based Informatics and Engineering” by Springer.

Downloads

Publicado

01-11-2025

Como Citar

Silva, P. D. da, & Bertemes Filho, P. (2025). Projeto e simulação de circuitos integrados CMOS para espectroscopia de bioimpedância elétrica. Conexões - Ciência E Tecnologia, 19, e025028. https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3469

Edição

Seção

Seção de Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.