COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS EM ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO PORTE: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DO SEGMENTO ALIMENTÍCIO NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA DE GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2111

Palavras-chave:

Competências essenciais. Vantagens competitivas. Mudanças de paradigmas.

Resumo

A análise das competências essenciais possibilita definir um foco e direcionar esforços em tarefas específicas que geram vantagens competitivas, agreguem valor e proporcionam o crescimento da empresa dentro de parâmetros difíceis de serem copiados pelos concorrentes. O destino das organizações será definido com base em conceitos e valores estabelecidos por elas, dado o reconhecimento e a valorização das competências essenciais, influenciando nas mudanças de paradigmas e na evolução da sociedade empresarial. Dessa forma, compreender as competências essenciais consiste em conhecer melhor a própria organização, seus pontos fortes e, principalmente, identificar os diferenciais da empresa. A partir daí, será possível definir estratégias de gestão que potencializam a capacidade competitiva de acordo com as necessidades do mercado. Toda empresa possui características que a diferem das demais, são detalhes que influenciam o consumidor no momento de escolher determinada organização em comparação a outras do mesmo segmento. Assim, são justamente os conceitos desses “detalhes” que serão apresentados neste trabalho, verificados em uma microempresa por meio de pesquisa de campo e aplicação de 40 questionários a clientes, partindo da hipótese de que essas competências essenciais são responsáveis pelos bons resultados e pela sobrevivência dos negócios. Concluiu-se que a empresa possui vantagens competitivas, mas não competências essenciais.

Biografia do Autor

Maria Gláucia Dourado Furquim, Instituto Federal de Educação

Graduada em Administração com habilitação em Agronegócio pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade de Rio Verde - UniRV e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é Professora Efetiva em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Secretariado e Técnico em Administração Institucional Ead. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Gerenciais, Gestão de Pessoas e Sustentabilidade.

José Carlos de Sousa Júnior, Instituto Federal de Educação

Graduado em Administração - Habilitação em Agronegócios, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2006). Técnico em Contabilidade pelo Instituto Federal Goiano - IF Goiano (2008) ; Especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2014). Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2021). Atualmente é Professor Efetivo em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Administração Institucional Modalidade EaD.

Daniela Cabral de Oliveira, Instituto Federal de Educação

Possui graduação em SISTEMA DE INFORMAÇÃO pela Universidade Estadual de Goiás (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás (2012), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Pós doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Ilha Solteira (2020). Pós doutorado em andamento em Tecnologia de Alimentos no Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ciência da computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, aprendizado de máquina, algoritmos imunológicos artificiais (Algoritmos de Seleção Negativa e Seleção Clonal). Revisora do Journal of Computational Applied Mechanics. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sisplexos - Grupo de Sistemas Complexos Linha de Pesquisa Inteligência Computacional da instituição Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Downloads

Publicado

26-11-2021

Como Citar

Furquim, M. G. D., Sousa Júnior, J. C. de, & Oliveira, D. C. de. (2021). COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS EM ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO PORTE: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DO SEGMENTO ALIMENTÍCIO NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA DE GOIÁS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021031. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2111

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)