INDÚSTRIA 4.0: ESTUDO DA ADERÊNCIA DE SEUS PRESSUPOSTOS AO CURSO DE ENGENHARIA MECATRÔNICA DE UM INSTITUTO FEDERAL DO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.1589Palavras-chave:
Indústria 4.0, Automação, Engenharia Mecatrônica, Instituto Federal, Novas tecnologias,Resumo
O presente artigo trata do tema indústria 4.0 e do curso de Engenharia Mecatrônica ofertado por um Instituto Federal do nordeste brasileiro, com o objetivo de qualificar a aderência entre os conteúdos vistos ao longo do curso com os principais pressupostos da indústria 4.0. Trata-se de uma pesquisa quali-quanti descritiva, que se enquadra como estudo de caso. Após estudo bibliográfico acerca dos principais conceitos envolvendo a indústria 4.0 e seus pressupostos, selecionou-se uma gama de termos-chave que foram, por meio de exaustiva busca, encontrados nas ementas das disciplinas que, supostamente, seriam as de maior proximidade aos pressupostos estudados. Com isso, questionou-se os docentes responsáveis pelo ensino dessas disciplinas por meio de um questionário, para qualificar essa relação entre variáveis com uma visão de indivíduos especializados. A partir dos dados obtidos, concluiu-se que, Sistemas Físico-Cibernéticos, Robótica Avançada e Manufatura Aditiva Híbrida são os pressupostos da indústria 4.0 que mais se encaixam no curso, enquanto outros como Big Data e Inteligência Artificial se encaixam de forma mais escassa. Além disso, uma lista de disciplinas relacionadas foi feita com base na menção dos ministrantes e concluiu-se que a maioria delas eram optativas, o que mostra que, as tecnologias da indústria 4.0 ainda não são prioridades no curso, mas cabe aos estudantes acolhê-las pois elas serão promissoras em um futuro próximo.Downloads
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