Uso de indicadores para a avaliação da gestão de resíduos sólidos na Universidade Federal de Ouro Preto - MG
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3640Palavras-chave:
Índice de favorabilidade, Gerenciamento, 5W1HResumo
A gestão de resíduos sólidos é um processo fundamental para a sustentabilidade de ambientes universitários, pelo fluxo elevado de pessoas e características variadas na composição dos resíduos gerados nestes espaços. Com isso, a atuação administrativa deve promover práticas adequadas, para garantia da eficiência do gerenciamento, reduzindo impactos ambientais, sociais e econômicos. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar a gestão de resíduos sólidos na Universidade Federal de Ouro Preto, com levantamento de lacunas e potencialidades para a adequação da gestão na instituição. Para tal, foi adaptada uma matriz de indicadores apresentados na literatura e um índice de favorabilidade para a gestão de resíduos foi proposto. A partir do levantamento de potencialidades, foi estabelecida um plano de ações para a universidade, com aplicação da ferramenta 5W1H. Os resultados demonstraram um contexto desfavorável para a gestão da universidade, com desempenho médio dos indicadores de 45,6%. Dentre as unidades avaliadas, apenas uma enquadrou-se com desempenho favorável, enquanto as demais obtiveram performance desfavorável, com desempenho médio de 41,9%. Os resultados demonstraram um contexto de pouco investimento da instituição na gestão de resíduos, sendo necessária a adoção de medidas corretivas. O plano de ações proposto englobou modificações na estrutura da gestão, adequação de procedimentos e medidas educacionais.Referências
ADEFRIS, W.; DAMENE, S.; SATYAL, P. Household practices and determinants of solid waste segregation in Addis Ababa city, Ethiopia. Humanities and Social Sciences Communications, v.10, 2023.
ALLESCH, A.; BRUNNER, P.H. Assessment methods for solid waste management: a literature review. Waste Management e Research, v. 32, n.6, 2014.
BESEN, G. R.; GÜNTHER, W. M. R.; RIBEIRO, H.; JACOBI, P. R.; DIAS, S. M. Gestão da coleta seletiva e de organizações de catadores: indicadores e índices de sustentabilidade. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública/USP, 2017.
BRUM, T.T. Diagnóstico e aplicação de metodologia para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em uma unidade hospitalar. Qualificação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade do Vale do Rio dos Sinos: São Leopoldo, 2019.
DOMINGUES JR., J.O. Proposição de elementos estruturantes para contratos administrativos entre o poder público e empreendimentos de catadores de resíduos recicláveis no Brasil. Tese (Doutorado em Engenharia Urbana). Universidade Federal de São Carlos: São Carlos-SP, 2022.
DONG, R. et al. Environmental damage compensation for illegal solid waste dumping in China. Ecotoxicology and Environmental Safety, v. 253, 2023.
DUNG, M.D. College Students’ Skills and Motivation in Solid Waste Management: Implications for Environmental Education. KIU Journal of Humanities, v. 7, n.3, 2022.
EEA - EUROPEAN ENVIRONMENTAL AGENCY. Indicators. Disponível em: <https://www.eea.europa.eu/ims>. Acesso em: 17 out. 2023.
FINGER, L. et al. Caracterização dos resíduos sólidos gerados na Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Medianeira e percepção dos acadêmicos. Revista Científica Semana Acadêmica, n. 129, v. 1, 2018.
GABRIELSEN, P.; BOSCH, P. Environmental Indicators: Typology and Use in Reporting. Copenhague, European Environment Agency, 2003.
HAN, F., WU, L. Industrial Solid Waste Recycling in Western China. Alemanha: Springer Nature Singapore, 2019.
JOENCK, C.S.C.M. Governança pública e sustentabilidade: o uso dos instrumentos de sustentabilidade na administração pública federal. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas). Fundação Getúlio Vargas: Rio de Janeiro, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Matheus Miranda da Silva, Marina de Medeiros Machado, Fernanda Rafaela Canuto Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.