Uso de indicadores para a avaliação da gestão de resíduos sólidos na Universidade Federal de Ouro Preto - MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3640

Palavras-chave:

Índice de favorabilidade, Gerenciamento, 5W1H

Resumo

A gestão de resíduos sólidos é um processo fundamental para a sustentabilidade de ambientes universitários, pelo fluxo elevado de pessoas e características variadas na composição dos resíduos gerados nestes espaços. Com isso, a atuação administrativa deve promover práticas adequadas, para garantia da eficiência do gerenciamento, reduzindo impactos ambientais, sociais e econômicos. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar a gestão de resíduos sólidos na Universidade Federal de Ouro Preto, com levantamento de lacunas e potencialidades para a adequação da gestão na instituição. Para tal, foi adaptada uma matriz de indicadores apresentados na literatura e um índice de favorabilidade para a gestão de resíduos foi proposto. A partir do levantamento de potencialidades, foi estabelecida um plano de ações para a universidade, com aplicação da ferramenta 5W1H. Os resultados demonstraram um contexto desfavorável para a gestão da universidade, com desempenho médio dos indicadores de 45,6%. Dentre as unidades avaliadas, apenas uma enquadrou-se com desempenho favorável, enquanto as demais obtiveram performance desfavorável, com desempenho médio de 41,9%. Os resultados demonstraram um contexto de pouco investimento da instituição na gestão de resíduos, sendo necessária a adoção de medidas corretivas. O plano de ações proposto englobou modificações na estrutura da gestão, adequação de procedimentos e medidas educacionais.

Biografia do Autor

Matheus Miranda da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PROAMB/UFOP)

Marina de Medeiros Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Engenharia Ambiental

Referências

ADEFRIS, W.; DAMENE, S.; SATYAL, P. Household practices and determinants of solid waste segregation in Addis Ababa city, Ethiopia. Humanities and Social Sciences Communications, v.10, 2023.

ALLESCH, A.; BRUNNER, P.H. Assessment methods for solid waste management: a literature review. Waste Management e Research, v. 32, n.6, 2014.

BESEN, G. R.; GÜNTHER, W. M. R.; RIBEIRO, H.; JACOBI, P. R.; DIAS, S. M. Gestão da coleta seletiva e de organizações de catadores: indicadores e índices de sustentabilidade. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública/USP, 2017.

BRUM, T.T. Diagnóstico e aplicação de metodologia para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em uma unidade hospitalar. Qualificação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade do Vale do Rio dos Sinos: São Leopoldo, 2019.

DOMINGUES JR., J.O. Proposição de elementos estruturantes para contratos administrativos entre o poder público e empreendimentos de catadores de resíduos recicláveis no Brasil. Tese (Doutorado em Engenharia Urbana). Universidade Federal de São Carlos: São Carlos-SP, 2022.

DONG, R. et al. Environmental damage compensation for illegal solid waste dumping in China. Ecotoxicology and Environmental Safety, v. 253, 2023.

DUNG, M.D. College Students’ Skills and Motivation in Solid Waste Management: Implications for Environmental Education. KIU Journal of Humanities, v. 7, n.3, 2022.

EEA - EUROPEAN ENVIRONMENTAL AGENCY. Indicators. Disponível em: <https://www.eea.europa.eu/ims>. Acesso em: 17 out. 2023.

FINGER, L. et al. Caracterização dos resíduos sólidos gerados na Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Medianeira e percepção dos acadêmicos. Revista Científica Semana Acadêmica, n. 129, v. 1, 2018.

GABRIELSEN, P.; BOSCH, P. Environmental Indicators: Typology and Use in Reporting. Copenhague, European Environment Agency, 2003.

HAN, F., WU, L. Industrial Solid Waste Recycling in Western China. Alemanha: Springer Nature Singapore, 2019.

JOENCK, C.S.C.M. Governança pública e sustentabilidade: o uso dos instrumentos de sustentabilidade na administração pública federal. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas). Fundação Getúlio Vargas: Rio de Janeiro, 2023.

Downloads

Publicado

25-09-2024

Como Citar

Silva, M. M. da, Machado, M. de M., & Silva, F. R. C. (2024). Uso de indicadores para a avaliação da gestão de resíduos sólidos na Universidade Federal de Ouro Preto - MG. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022027. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3640

Edição

Seção

Seção de Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.