UMA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO IFCE

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves
  • Hermínio Borges Neto
  • Marcília Chagas Barreto

Resumo

O presente artigo constitui-se uma discussão teórica a respeito de alguns elementos didáticos e metodológicos relacionados à noção de progressões geométricas. Tal conteúdo de estudo, obrigatório no ensino escolar, constitui-se elemento importante do saber específico do futuro professor de Matemática. Parte dos aspectos metodológicos discutidos aborda inclusive a questão da qualidade do livro didático e do uso de tecnologias no ensino intuitivo do referido conceito. São apresentadas também algumas considerações relacionadas à aplicação da metodologia de ensino chamada Sequência Fedathi. Sua utilização exemplifica determinados momentos do ensino/aprendizagem que promovem a intuição do estudante e buscam responder a determinados questionamentos corriqueiros no ambiente de formação de professores de Matemática, tais como: De que modo ensinar progressões geométricas? Que metodologia se deve empregar? Estas perguntas parecem naturais para um futuro professor, entretanto discutem-se também algumas dissertações e teses, inclusive produzidas em outros países, que apontam problemas na formação acadêmica e não preparam o licenciando para responder a estes e a outros questionamentos específicos. Por fim, apresentam-se as considerações finais e recomendações para o futuro professor egresso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Downloads

Como Citar

Regis Vieira Alves, F., Borges Neto, H., & Chagas Barreto, M. UMA APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO IFCE. Conexões - Ciência E Tecnologia. Recuperado de https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/418

Seção

Artigos