INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2100Palavras-chave:
Olimpíada, Robótica, Redes neurais artificiais, Visão Computacional, KerasResumo
A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma competição entre estudantes, na qual um dos desafios é que os robôs capturem esferas dispostas numa sala. Este trabalho propõe uma solução para esse problema utilizando visão computacional e redes neurais artificiais, as quais fornecem como saída final um vetor contendo a localização do ponto do centro da esfera mais próxima e seu raio na imagem. Isso permite que os pontos que delimitam a esfera sejam determinados. O modelo obtido ao final do trabalho em um computador de uso geral foi satisfatório, obtendo uma acurácia de detecção de aproximadamente 90%. Para seu desenvolvimento, foi utilizado um banco de dados com 1440 imagens de situações possíveis com as quais o robô pode se deparar. A rede já foi testada numa possível placa a ser embarcada, porém resta ainda fazer os testes em um robô real.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.