O PAPEL DO IPHAN NA DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL: AS REDES DE DORMIR NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Fernando Macedo Macêdo Carneiro É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus de Fortaleza.
  • Fernanda Mara de Oliveira Macedo Carneiro Pacobahyba Sefaz-CE

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v7i3.605

Resumo

As redes de dormir são objetos genuinamente brasileiros e que acompanham toda a historiografia nacional. Criadas pelos índios e copiadas pelos primeiros desbravadores do país como item necessário para se explorar a densa floresta, as redes sempre estiveram presentes nos momentos marcantes da história, acompanhando pessoas ilustres ou ilustres anônimos que contribuíram para a formação da identidade nacional. Seja como leito da criança, embalando gerações inteiras, seja como último leito dos mortos, pertencem as redes ao imaginário popular, sendo especialmente comuns nas regiões Norte e Nordeste do país. Nesse contexto histórico-cultural, perfaz-se indiscutível sua importância no cenário brasileiro, o que, idealmente, a inclui dentre os itens formadores do patrimônio cultural nacional. Contudo, a atuação da administração pública na defesa desse patrimônio, apesar de largas prescrições no texto constitucional, encerra-se tímida ou mesmo inexistente. O objetivo do presente trabalho é identificar as redes de dormir enquanto patrimônio cultural brasileiro, cobrando uma atuação positiva da Administração Pública, em especial do IPHAN, no sentido de identificar tal importância e tutelá-lo. A metodologia é bibliográfica, descritiva e exploratória. A importância da análise de tal tema surge em face do processo acelerado de esquecimento pelo qual passam as redes de dormir, olvidando-se da importância delas para a formação do patrimônio brasileiro.

Biografia do Autor

Fernando Macedo Macêdo Carneiro, É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus de Fortaleza.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (1984), graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (1992), graduação em Licenciatura p Ensino 1º 2º Graus pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1982) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará - PRODEMA(2002).  Doutor em Geografia pela UNESP-Rio Claro-SP

Downloads

Publicado

16-01-2014

Como Citar

Macêdo Carneiro, F. M., & Pacobahyba, F. M. de O. M. C. (2014). O PAPEL DO IPHAN NA DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL: AS REDES DE DORMIR NO CONTEXTO BRASILEIRO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 7(3). https://doi.org/10.21439/conexoes.v7i3.605

Edição

Seção

Artigos