BALNEÁRIO DO CALDAS: UM OLHAR DA COMUNIDADE LOCAL

Autores

  • Girlaine Souza da Silva Alencar IFCE- Campus Juazeiro do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i1.1781

Palavras-chave:

Percepção, Turismo, Desenvolvimento Sustentável, Impactos negativos.

Resumo

O turismo é uma importante atividade econômica mundial devido ao seu potencial para geração de emprego e renda. Os Parques temáticos são atrações voltadas para o entretenimento que, embora interfiram na dinâmica das pequenas comunidades, podem contribuir para valorização da história, cultura e mitos locais, assim como trazer eventuais benefícios para população, dificultando a percepção dos impactos negativos gerados pela atividade. A percepção está ligada a valores, vivências e comportamentos. Depende da forma como o indivíduo se relaciona com o lugar. O Balneário do Caldas, fundado em 1975, localiza-se no Município de Barbalha – CE, na região do Cariri cearense. O objetivo deste estudo é identificar os problemas socioambientais decorrentes da atividade turística, sob o olhar da comunidade local. Para isto, foram entrevistados cento e cinquenta e cinco moradores do entorno do Balneário no período de julho a setembro de 2017. O empreendimento é percebido pela comunidade como uma importante fonte de emprego e renda, mas isto não impediu que os moradores identificassem os impactos ambientais negativos intensificados pela atividade turística. Os mais citados foram: modificação da paisagem natural, desmatamento, desaparecimento de flora e fauna local, acúmulo de lixo e esgoto. Sugere-se que seja realizado um estudo para se estabelecer a capacidade de carga do empreendimento e sejam adotadas medidas de controle de visitação, monitoramento e mitigação dos impactos negativos causados pelo turismo, assim como a criação de programas de educação ambiental para os moradores e turistas.

Biografia do Autor

Girlaine Souza da Silva Alencar, IFCE- Campus Juazeiro do Norte

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1993), especialista em Agricultura tropical pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1996) e em Gerência da Produção pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (2005), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2009). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Juazeiro do Norte. Tem experiência na área de Biologia, Ecologia e Gestão Ambiental.

Downloads

Publicado

16-03-2020

Como Citar

Alencar, G. S. da S. (2020). BALNEÁRIO DO CALDAS: UM OLHAR DA COMUNIDADE LOCAL. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(1), 72–77. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i1.1781

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)