INFLUÊNCIA DO SUBSTRATO E DO REVESTIMENTO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA ERVA-DE-PASSARINHO Struthanthus syringifolius (LORANTHACEAE)
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2215Palavras-chave:
Dormência. Erva-de-passarinho. Semente. Diásporo. Parasita.Resumo
Ervas-de-passarinho são hemiparasitas aéreas amplamente distribuídas nas regiões tropicais e temperadas. São recursos-chave em diversos ecossistemas, mas podem reduzir a produtividade das plantas hospedeiras e afetar negativamente culturas arbustivo-arbóreas como café, citrus, cacau e goiaba. Compreender seu desenvolvimento inicial é importante para a prospecção de métodos de prevenção e controle. Nossas hipóteses são de que hemiparasitas aéreas germinam autonomamente, e que diferentes condições de revestimento interferem no desenvolvimento inicial das plântulas. Nosso experimento avaliou o desempenho de germinação e desenvolvimento da hemiparasita aérea Struthanthus syringifolius em diferentes substratos e em diferentes condições de revestimento do diásporo. Frutos maduros (n = 119) foram tratados e germinados em temperatura ambiente (25 ºC). Os tratamentos foram: fruto intacto (controle), diásporo sem epicarpo e diásporo sem epicarpo com endosperma danificado. Cada tratamento foi repetido em duas superfícies: madeira e barro. A performance de germinação foi aferida por meio de Percentual Final de Germinação, Índice de Taxa de Germinação, Tempo Médio de Germinação e Índice de Germinação. Etapas posteriores do desenvolvimento (aderência e autossustentação) foram avaliadas pelo tempo médio e pelo percentual de diásporos que atingiram cada estágio. A germinação aconteceu em todos os grupos, mas os diásporos sem epicarpo em madeira obtiveram o melhor desempenho em todas os índices, com 100% de germinação. Também obtiveram melhor desempenho em fases posteriores do desenvolvimento. Frutos intactos e diásporos com endosperma danificado não completaram o desenvolvimento. A remoção do epicarpo e a integridade do endosperma são fundamentais para o desenvolvimento inicial das plântulas de S. syringifolius.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.