Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.993Resumo
Neste texto, procura-se refletir sobre iniciação e desenvolvimento profissional para o exercício da docência, a partir de pressupostos teóricos e dados empíricos oriundos de memórias de licenciandos em Matemática, vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), polí- tica pública educacional que se fundamenta no princípio da ação-reflexão-ação como referencial capaz de desenvolver competências que contribuirão com o fazer do professor. Faz-se considerações sobre a aprendizagem da docência, evidenciando o PIBID como espaço marcado por vivências e aproximação da prática, as quais permitem apropriação e elaboração de saberes científico-profissionais relativos ao chão da escola e ao fazer docente na formação inicial e constituição do professor de Matemática. O exercício analítico das narrativas revelou a perceptibilidade dos licenciandos, bem como os sentidos e os signifi- cados de diferentes interlocuções ocorridas no programa, as quais se caracterizam por desafios, tensões, expectativas e marcas subjetivas, capazes de permitir ao futuro professor depreender que constituir-se professor é uma travessia marcada por momentos de aprendizagens, dificuldades, avanços, retrocessos, rupturas e descontinuidades.
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