OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i1.731Resumo
As tecnologias como estruturas de mediação, têm invadido o cotidiano dos indivíduos de forma acelerada. O presente trabalho objetiva refletir sobre os Centros de Inclusão Digital (CIDs) como espaço de qualificação técnica, tecnológica e científica, situados no interior do Estado do Ceará, propiciando as comunidades mais carentes e distantes dos municípios cearenses acesso à educação e, consequentemente, formação humana, profissional e inovação tecnológica. Para a delimitação dos sujeitos e local da ação, realizou-se uma amostragem com alunos que concluíram o Curso de Informática Básica nos cinco Centros de Inclusão Digital distribuídos nos municípios de Cedro, Orós e Piquet Carneiro. A pesquisa realizada adotou um caráter qualitativo, objetivando estabelecer relação direta entre os dados coletados e a bibliografia consultada. Teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Dentre os principais resultados esperados com a promoção dos cursos de informática básica, encontram-se o conhecimento do computador, suas funções e possíveis aplicações; distribuição Linux; gerenciamento de arquivos e gerenciamento de usuários; domínio básico do Linux Educacional nas atividades propostas e aprendizagens significativas sobre a utilização do navegador FIREFOX no acesso à informação. Os resultados mostram ainda que durante as aulas de informática, o conhecimento da tecnologia constituiu o primeiro contato com computadores para a maioria dos alunos.
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