OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ.

Autores

  • Francisco Jose de Lima IFCE - Campus de Cedro
  • Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira IFCE - Campus de Cedro

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i1.731

Resumo

As tecnologias como estruturas de mediação, têm invadido o cotidiano dos indivíduos de forma acelerada. O presente trabalho objetiva refletir sobre os Centros de Inclusão Digital (CIDs) como espaço de qualificação técnica, tecnológica e científica, situados no interior do Estado do Ceará, propiciando as comunidades mais carentes e distantes dos municípios cearenses acesso à educação e, consequentemente, formação humana, profissional e inovação tecnológica. Para a delimitação dos sujeitos e local da ação, realizou-se uma amostragem com alunos que concluíram o Curso de Informática Básica nos cinco Centros de Inclusão Digital distribuídos nos municípios de Cedro, Orós e Piquet Carneiro. A pesquisa realizada adotou um caráter qualitativo, objetivando estabelecer relação direta entre os dados coletados e a bibliografia consultada. Teve como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Dentre os principais resultados esperados com a promoção dos cursos de informática básica, encontram-se o conhecimento do computador, suas funções e possíveis aplicações; distribuição Linux; gerenciamento de arquivos e gerenciamento de usuários; domínio básico do Linux Educacional nas atividades propostas e aprendizagens significativas sobre a utilização do navegador FIREFOX no acesso à informação. Os resultados mostram ainda que durante as aulas de informática, o conhecimento da tecnologia constituiu o primeiro contato com computadores para a maioria dos alunos.

Biografia do Autor

Francisco Jose de Lima, IFCE - Campus de Cedro

Licenciado em Pedagogia (UEVA) e em Matemática (IFCE campus de Cedro), Especialista em Metodologia e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio (UEVA)e em Gestão Escolar (UDESC), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC), Doutorando em Educação (UNIMEP). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Cedro.


Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, IFCE - Campus de Cedro

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Cedro.

Downloads

Publicado

23-02-2015

Como Citar

Lima, F. J. de, & Santos Ferreira, G. S. (2015). OS CIDS COMO ESPAÇO DE QUALIFICAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E APRENDIZAGEM DIGITAL NAS REGIÕES CENTRO SUL E SERTÕES DO ESTADO DO CEARÁ. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(1). https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i1.731

Edição

Seção

Artigos