A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE CAMPUS CEDRO
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v8i2.583Resumo
Formação continuada é condição indispensável para que o professor redimensione sua prática educativa. O trabalho em tela se propõe realizar uma breve análise da formação continuada do professor, verificando quais os sentidos e significados que os egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro atribuem ao desafio de continuar aprendendo. Para sua sustentação teórica, recorremos à literatura que aborda a temática, destacando Pimenta (2002), Almeida (2005), Lorenzato (2006) Imbernón (2009) (2010) dentre outros, os quais contribuíram para as discussões desse estudo. Neste, apresenta-se a formação continuada do professor de matemática enquanto extensão permanente e necessária, destacando-a como um processo de autotransformação, onde as experiências poderão contribuir para o aprimoramento de práticas na formação permanente do professor. Por meio de uma pesquisa caracterizada como um levantamento exploratório descritivo, desenvolvida no semestre 2012.2 com alunos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro, se analisa a formação continuada, bem como se reflete sobre a importância da formação dos professores, que é uma temática emergente no contexto educacional e está diretamente relacionada com o desenvolvimento profissional docente. A pesquisa revelou que para os pesquisados a formação continuada representa um papel importante, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento profissional do professor enquanto sujeito inacabado.
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