A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZER

Autores

  • Natal Lania Roque Fernandes
  • Marcos Monte Cruz

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v4i1.349

Resumo

O objetivo do presente texto é refletir sobre o uso da informática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de Fortaleza-CE. Para tanto, entrevistamos um grupo de professores com o intuito de conhecermos as nuances da prática docente com os recursos midiáticos, enfatizando as dificuldades, as atividades desenvolvidas e as possíveis contribuições para a aprendizagem do aluno. Autores como Moran [8], Bianchett [3], Barreto [2], Gatti [5], Kenski [6], serviram de base para entendermos a relação do professor com a informática. Compreendemos que a informática pode redimensionar a sala de aula e ser um valioso recurso para professores e alunos. A análise dos depoimentos evidenciou a categoria tempo como fator determinante dessa relação, demandando o estudo de autores como Assmann [1], Correia [4], Vilella [10], nos quais buscamos o entendimento de que na escola o tempo cronológico precisa estar entrelaçado com o tempo vivido, para que os professores possam construir espaços/tempo de aprendizagem com a informática no processo de ensino.

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Publicado

01-06-2010

Como Citar

Roque Fernandes, N. L., & Monte Cruz, M. (2010). A INFORMÁTICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS - O TEMPO DO SABER E DO FAZER. Conexões - Ciência E Tecnologia, 4(1), 16–21. https://doi.org/10.21439/conexoes.v4i1.349

Edição

Seção

Artigos