A Dimensão Experiencial como Elemento Constitutivo da Identidade Docente

Autores

  • Natal Lânia Roque Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1090

Resumo

A partir de um olhar bibliográfico multirreferencial, o texto apresenta uma reflexão sobre a importância da experiência no processo identitário da profissão docente. De acordo com Dubar (2006), o processo identitário constitui-se por processos de individualização e socialização do sujeito. Pode-se dizer que é um processo dual em que acontecem duas transações, conforme identificado por Dubar (2005): uma interna ao indivíduo, e outra, externa, entre o indivíduo e as instituições com as quais ele interage em sua globalidade. Essa interação acontece por meio da experiência. A experiência implica o sujeito em sua globalidade, pois comporta as dimensões sensíveis, afetivas e conscienciais que envolvem emoções, sentimentos, valores e imagens sociais, construídas ao longo de uma vida. A identidade profissional do professor como parte constitutiva do sujeito social é também o resultado do processo dual de individualização e socialização do sujeito. Nesse processo, a experiência ocupa uma dimensão relevante para a identificação ou pertencimento do sujeito à profissão docente, pois a docência é construída ao longo de um percurso, influenciada por diversos espaços de socialização e experiência.

Biografia do Autor

Natal Lânia Roque Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

15-03-2017

Como Citar

Roque Fernandes, N. L. (2017). A Dimensão Experiencial como Elemento Constitutivo da Identidade Docente. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(2), 17–27. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1090