A Dimensão Experiencial como Elemento Constitutivo da Identidade Docente
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1090Resumo
A partir de um olhar bibliográfico multirreferencial, o texto apresenta uma reflexão sobre a importância da experiência no processo identitário da profissão docente. De acordo com Dubar (2006), o processo identitário constitui-se por processos de individualização e socialização do sujeito. Pode-se dizer que é um processo dual em que acontecem duas transações, conforme identificado por Dubar (2005): uma interna ao indivíduo, e outra, externa, entre o indivíduo e as instituições com as quais ele interage em sua globalidade. Essa interação acontece por meio da experiência. A experiência implica o sujeito em sua globalidade, pois comporta as dimensões sensíveis, afetivas e conscienciais que envolvem emoções, sentimentos, valores e imagens sociais, construídas ao longo de uma vida. A identidade profissional do professor como parte constitutiva do sujeito social é também o resultado do processo dual de individualização e socialização do sujeito. Nesse processo, a experiência ocupa uma dimensão relevante para a identificação ou pertencimento do sujeito à profissão docente, pois a docência é construída ao longo de um percurso, influenciada por diversos espaços de socialização e experiência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.