METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Autores

  • Maria Alcilene Gomes de Menezes Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Lilianne de Sousa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Luciana Medeiros Bertini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Leonardo Alcântara Alves

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i3.1403

Resumo

As metodologias alternativas são estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes para tentar tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e significativo para os discentes. Com este foco, o presente artigo tem como objetivo principal verificar quais as perspectivas dos docentes de Ciências da Natureza e Matemática sobre essas estratégias. Para tanto, aplicamos uma escala de Likert, contendo 21 afirmativas, com os professores das duas áreas em duas escolas da rede estadual de ensino de Apodi/RN, uma escola localizada na Zona Rural e uma da Zona Urbana. Após aplicação da pesquisa e análise dos dados, observamos que os docentes acreditam que o uso de metodologias alternativas pode beneficiar a aprendizagem dos alunos. Concluímos ainda que, para os docentes participantes da pesquisa, a metodologia alternativa é um auxílio nos processos cognitivos do aluno, além de ser fator motivador, ajudando também na construção do conhecimento em sala de aula.

Biografia do Autor

Maria Alcilene Gomes de Menezes Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Discente do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO - UERN/IFRN/UFERSA)

Lilianne de Sousa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Discente do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO - UERN/IFRN/UFERSA)

Luciana Medeiros Bertini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Docente Permamente do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO - UERN/IFRN/UFERSA)

Leonardo Alcântara Alves

Docente Permamente do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO - UERN/IFRN/UFERSA)

Downloads

Publicado

24-07-2020

Como Citar

Silva, M. A. G. de M., Silva, L. de S., Bertini, L. M., & Alves, L. A. (2020). METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(3), 54–65. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i3.1403

Edição

Seção

Artigos