METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA PERSPECTIVA DO DOCENTE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i3.1403Resumo
As metodologias alternativas são estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes para tentar tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e significativo para os discentes. Com este foco, o presente artigo tem como objetivo principal verificar quais as perspectivas dos docentes de Ciências da Natureza e Matemática sobre essas estratégias. Para tanto, aplicamos uma escala de Likert, contendo 21 afirmativas, com os professores das duas áreas em duas escolas da rede estadual de ensino de Apodi/RN, uma escola localizada na Zona Rural e uma da Zona Urbana. Após aplicação da pesquisa e análise dos dados, observamos que os docentes acreditam que o uso de metodologias alternativas pode beneficiar a aprendizagem dos alunos. Concluímos ainda que, para os docentes participantes da pesquisa, a metodologia alternativa é um auxílio nos processos cognitivos do aluno, além de ser fator motivador, ajudando também na construção do conhecimento em sala de aula.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.