Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico

Autores

  • Erlândia Marcia Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Regina Maria de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Elizabeth de Araújo Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Jorgeana de Almeida Jorge Benevides Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Wanglêsio Silveira de Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1236

Resumo

O meio ambiente, por ser um sistema coletivo, é alvo de estudos que analisam os impactos que a atividade humana pode causar aos seres que o habitam, principalmente no que diz respeito à saúde. Assim, o saneamento básico passou a ser uma etapa fundamental no planejamento das cidades. No entanto, a sociedade desconhece as atividades desse serviço, não dando a devida importância e agindo por conta própria no que diz respeito à construção de fossas e ao descarte do lixo. O município de Cruz, Ceará, passa pela fase de implantação de uma obra de saneamento básico. Todavia, os moradores têm pouco acesso a fontes de informações sobre os benefícios desse serviço. Diante disso, a escola tem papel fundamental na formação do conhecimento, uma vez que as informações nela adquiridas, podem se tornar um ciclo contínuo de aprendizagem entre escola e comunidade. Este trabalho trata de um estudo de caso que objetiva avaliar o conhecimento dos discentes de uma escola estadual do município de Cruz a respeito das implicações do projeto de saneamento básico em execução na cidade, bem como sensibilizá-los de sua importância. A pesquisa ocorreu no período de agosto a outubro de 2016, envolveu 502 estudantes, dividindo-se em duas fases: aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio dos discentes e aplicação de palestras, seguido de questionários para a avaliação do aprendizado. A partir dos dados obtidos, 91% dos estudantes demonstraram retorno positivo do aprendizado após a intervenção, o que evidencia a necessidade de ações como essas na escola.

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Publicado

01-03-2018

Como Citar

Vasconcelos, E. M., de Sousa, R. M., Cavalcante, E. de A., Benevides, J. de A. J., Almeida, A. C. F. de, & Farias, W. S. de. (2018). Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico. Conexões - Ciência E Tecnologia, 12(1), 45–54. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1236

Edição

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