Avaliação da Metodologia Jovem Cientista na Escola de Ensino Médio São Francisco da Cruz na Cidade de Cruz, Ceará

Autores

  • Wanglêsio Silveira de Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral, e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Silvana Silveira de Farias Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.1071

Resumo

Em 2012, a EEM São Francisco da Cruz iniciou sua participação no Projeto Jovem de Futuro, que tem como uma das metodologias a Sistematização Jovem Cientista, implementada na escola em 2014 com uma série de projetos interdisciplinares e com metodologias diversificadas a serem trabalhadas no ensino médio. Esse trabalho tem como objetivo avaliar os impactos dessa metodologia no processo de ensino-aprendizagem, tomando como referência o ano letivo de 2014. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, onde foi observada a aplicabilidade das ações e aplicado um questionário aos professores que participaram diretamente da orientação dos projetos e outro questionário similar aos estudantes. Os questionários avaliam os efeitos dessas práticas e sua aceitação na comunidade escolar. Os resultados se mostraram positivos, uma vez que todo o trabalho foi desenvolvido dentro da proposta curricular, usando da diversidade metodológica, o que colaborou para o fortalecimento de práticas de ensino voltadas para a promoção da pesquisa em sala de aula. Conclui-se que a aplicação dessa metodologia favorece o uso da interdisciplinaridade e fomenta o protagonismo discente, no entanto nota-se que para pleno êxito é necessário planejamento e pesquisa por parte do docente para que possa conduzir os temas abordados de forma proveitosa, capaz de despertar no aluno o desejo de aprender.

Biografia do Autor

Wanglêsio Silveira de Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral, e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestre em Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Administração Escolar e Planejamento pela Universidade Cândido Mendes (2013) e em Metodologias de Ensino da Física pela Universidade Gama Filho (2010). Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004 e 2005). Atualmente, é professor de Física na EEM São Francisco da Cruz, lotado no quadro efetivo da rede pública de ensino do Estado do Ceará.

Silvana Silveira de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Biotecnologia de Recursos Naturais e Mestra em Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Administração Escolar e Planejamento pela Universidade Cândido Mendes, licenciada em Química e especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente, é professora de Química na EEM São Francisco da Cruz, lotada no quadro efetivo da rede pública de ensino do Estado do Ceará.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

Farias, W. S. de, & Farias, S. S. de. (2017). Avaliação da Metodologia Jovem Cientista na Escola de Ensino Médio São Francisco da Cruz na Cidade de Cruz, Ceará. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(6), 27–35. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.1071

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)