As Contribuições do PIBID no Ensino de Química: Atividades Alternativas a partir da Confecção de Ferramentas Pedagógicas Provenientes de Materiais de Baixo-Custo
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.981Resumo
Estudos científicos apontam que o Ensino em Química, na sua grande maioria, é tradicionalista concentrando-se na repetição de nomes, fórmulas e cálculos, o que gera no aluno desconcentração e falta de motivação, levando-os a questionar o porquê de estar estudando determinados conteúdos. Observa-se de forma intensa a desmotivação dos estudantes por parte da Química, quando trata de assuntos extensos e nada atrativos na visão de muitos, como é o caso da tabela periódica. Atualmente, professores e pesquisadores em Educação Química estão utilizando jogos lúdicos como proposta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos em Química. Conjugando tais metodologias ao uso de matérias de baixo custo e fácil acesso. Neste sentido, o presente trabalho resultou de uma atividade desenvolvida com alunos do ensino médio, em uma escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Trabalho, este, realizado por acadêmicos do curso de Licenciatura em Química. A avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi feita por meio de questionários, que avaliaram a fixação do conteúdo e aceitação do jogo por parte dos alunos. Esses resultados foram graficamente representados, mostrando que a atividade lúdica teve influência positiva no processo de aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. O artigo retrata os resultados na análise da atividade desenvolvida, buscando refletir sobre o uso de novas estratégias, para que o Ensino de Química se torne algo prazeroso e divertido para os discentes, possibilitando o desenvolvimento social dos estudantes no tocante à cooperação, competição e trabalho em equipe.
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