O Ensino de Geometria Molecular com Materiais de Baixo Custo
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1004Resumo
Esse trabalho trata de um relato de sala de aula e descreve uma atividade de ensino e modelagem sobre o assunto geometria molecular na disciplina de Química. A experiência ocorreu em uma escola de rede pública de ensino de Sobral – CE e se deu com o amparo de materiais de baixo custo. O uso desses materiais é essencial para trabalhar o nível submicroscópico de conhecimento químico, o qual não estava sendo bem trabalhado na disciplina de Química. Com a aplicação da atividade, houve melhoria na aprendizagem dos alunos, revelada pelo acréscimo em 23% na média de acertos para a associação entre fórmulas químicas das substâncias e sua geometria molecular, e de 26% na interpretação e representação de geometrias moleculares na forma tridimensional. Além de ter permitido a visualização de representações de moléculas e o entendimento do que seria geometria e arranjo e como identifica-las, a atividade permitiu a aproximação entre o fazer científico e a aprendizagem dos conhecimentos advindos dele.Downloads
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