O Ensino de Geometria Molecular com Materiais de Baixo Custo

Autores

  • Fernando Lima de Menezes Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Séfora Bezerra Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Simão Cristino de Menezes Escola de Ensino Médio Professor Luís Felipe
  • Dráulio Sales da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1004

Resumo

Esse trabalho trata de um relato de sala de aula e descreve uma atividade de ensino e modelagem sobre o assunto geometria molecular na disciplina de Química. A experiência ocorreu em uma escola de rede pública de ensino de Sobral – CE e se deu com o amparo de materiais de baixo custo. O uso desses materiais é essencial para trabalhar o nível submicroscópico de conhecimento químico, o qual não estava sendo bem trabalhado na disciplina de Química. Com a aplicação da atividade, houve melhoria na aprendizagem dos alunos, revelada pelo acréscimo em 23% na média de acertos para a associação entre fórmulas químicas das substâncias e sua geometria molecular, e de 26% na interpretação e representação de geometrias moleculares na forma tridimensional. Além de ter permitido a visualização de representações de moléculas e o entendimento do que seria geometria e arranjo e como identifica-las, a atividade permitiu a aproximação entre o fazer científico e a aprendizagem dos conhecimentos advindos dele.

Biografia do Autor

Fernando Lima de Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Licenciando do curso de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú e bolsista do PIBID-UVA.

Séfora Bezerra Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Licenciando do curso de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú e bolsista do PIBID-UVA.

Simão Cristino de Menezes, Escola de Ensino Médio Professor Luís Felipe

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, professor de Física na Escola de Ensino Médio Professor Luís Felipe e supervisor do subprojeto de Química no PIBID-UVA.

Dráulio Sales da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Professor efetivo do curso de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú e coordenador do subprojeto de Química no PIBID-UVA.

Downloads

Publicado

24-01-2017

Como Citar

de Menezes, F. L., Silva, S. B., de Menezes, S. C., & da Silva, D. S. (2017). O Ensino de Geometria Molecular com Materiais de Baixo Custo. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(4), 101–107. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1004

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)