HISTORIA DA MATEMÁTICA: OS NÚMEROS FIGURAIS EM 2D e 3D
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v6i2.477Resumo
Neste artigo discutem-se aspectos epistemológico, filosóficos e históricos relacionados aos números figurais, de origem grega, com configurações no plano (2D) e no espaço (3D). Assim, a partir da apresentação introdutória de um cenário particular da civilização helênica, registra-se a partir do relato de autores (BURTON, 2006; CARAÇA, 1951; POPPER, 1972) que o interesse dos gregos por tais entidades conceituais foi bem mais abrangente e sistemático do que preocupações padrões e estanques com a Aritmética e a Geometria. Destacam-se também os modelos matemáticos formais que permitem a inspeção e a formalização (por uso de Indução Matemática) de propriedades e padrões identificados a partir das relações conceituais entre Aritmética e Álgebra. Por fim, destacam-se algumas considerações acerca do ensino/aprendizagem e o modo como os conteúdos discutidos no âmbito histórico podem favorecer de modo auspicioso à formação do professor de Matemática.
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