CONCEPÇÃO DE UMA CÂMARA DE ENVELHECIMENTO ACELERADO COM USO DO ARDUINO
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2143Palavras-chave:
Câmara. Degradação. Envelhecimento. Polímeros. Radiação ultravioleta.Resumo
A aplicação de materiais poliméricos no desenvolvimento de produtos e no revestimento de equipamentos destinados a aplicações de uso externo tem aumentado significativamente com os avanços tecnológicos e na ciência dos materiais. No entanto, os polímeros são susceptíveis a degradação provocada pela ação dos diversos agentes presentes no meio ambiente e que podem ocasionar falhas prematuras em serviço. A realização de testes de envelhecimento acelerado em laboratório permite avaliar o comportamento dos materiais poliméricos em curtos períodos e detectar materiais com propriedades inadequadas ou susceptíveis a falhas. Um dos testes consiste na utilização de câmaras de envelhecimento acelerado que permitem submeter amostras do material polimérico à radiação ultravioleta, temperatura e umidade. No entanto, os equipamentos disponibilizados no mercado possuem valores elevados e que dificultam a aquisição pelos laboratórios de pesquisa. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo o projeto e desenvolvimento de uma câmara de envelhecimento acelerado de baixo custo para a realização de ensaios com materiais poliméricos. O equipamento é constituído por lâmpadas ultravioleta e um sistema de condensação que permitem simular a exposição de amostras à radiação UV, temperatura e umidade. Os mecanismos podem ser selecionados e operados de forma cíclica a partir de um sistema de controle microcontrolado baseado na plataforma open-source Arduino.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Conexões - Ciência e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.



