HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA.

Autores

  • Ailton Batista de Albuquerque Junior IFCE (Itapipoca)
  • Jaime Teixeira de Sousa IFCE/Itapipoca (aluno de extensão)
  • Marta Alves Silva

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1353

Resumo

A Idade Média é componente curricular básico para o estudo de História, logo como um dos pilares para a compreensão da formação da identidade do Ocidente, é vislumbrada até os dias de hoje como um período de estagnação cultural, intelectual e econômica. Tais mitos acerca desta era permeiam a historiografia desde sua concepção tradicional e vem se proliferando até os tempos contemporâneos penetrando no senso comum e influenciando os mais diversos materiais e mídias. Tal realidade adentra nas escolas através destes objetos e através do principal recurso utilizado no processo de ensino-aprendizagem: o livro didático. Esta pesquisa apresenta a análise realizada no espaço da Escola de Ensino Médio Coronel Murilo Serpa tendo como referencial o livro utilizado naquela escola: História: sociedade e cidadania, 1° Ano de Alfredo Boulos Júnior (2013) e a perspectiva de quem leciona História da Idade Média na citada instituição de ensino, buscando obter de forma objetiva a compreensão de como a visão acerca da Idade Média é conceituada no ambiente em questão. O estudo contou com pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, além de utilizar um questionário com quatro questões abertas como instrumental para coleta de dados. Constatou-se que existem diferentes formas de apresentar os temas relativos à Idade Média, enquanto alguns autores são mais factuais e historiográficos, outros optam por apresentar as questões mais culturais. E isso repercute na fala dos alunos em que muitos se lembram de uma Idade Média construída historicamente e onde outros se reportam mais a lendas e mitos.

Biografia do Autor

Ailton Batista de Albuquerque Junior, IFCE (Itapipoca)

Pedagogo do IFCE Itapipoca. Especialista em Educação Especial, Educação Inclusiva, Gestão Escolar, Coordenação Escolar, Educação a Distância. Graduando em Administração Pública/UNILAB e pós graduando em Gestão Pública UNILAB e Gênero e Diversidade na Escola/UFC

Jaime Teixeira de Sousa, IFCE/Itapipoca (aluno de extensão)

Graduando em História/UVA. Pós-graduando em Ensino de História pela FAK. Aluno de extensão do IFCE Itapipoca.

Marta Alves Silva

Doutora em Educação pela UFC, Mestre em Informática Educativa pela UECE, Especialista em Língua Portuguesa e Graduada em Letras pela UECE. Atua como Diretora de Extensão no Instituto Federal de Educação - IFCE/Campus de Fortaleza.

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

de Albuquerque Junior, A. B., de Sousa, J. T., & Silva, M. A. (2020). HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO DE ITAPIPOCA/CEARÁ: REFLEXÕES E APONTAMENTOS ACERCA DA IDADE MÉDIA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(2), 38–44. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1353

Edição

Seção

Artigos