A Experimentação no Ensino de Ciências: Identificando e Analisando as Etapas de uma Aula do Nono Ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Francisca Janice dos Santos Fortaleza Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Antonia Ediele de Freitas Coelho Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.990

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar as etapas de uma aula ministrada por um professor de ciências do ensino fundamental, focalizando a discussão nos elementos que são essenciais para um enfoque de experimentação investigativa que leva a uma aprendizagem significativa. A abordagem tomada pela pesquisa é qualitativa, a qual se constituiu a partir da análise da transcrição das falas dos sujeitos de uma aula de ciências do nono ano que foi vídeo gravada. A partir das análises concluímos que a forma como o professor conduziu a experimentação é condizente com a experimentação investigativa, dedutivista-racionalista e construtivista; que a experimentação foi desenvolvida em quatro fases: inicial, de desenvolvimento, de busca de referencial teórico e reflexão e de elaboração de um relatório. A experimentação propiciou resultados notórios, visto que os alunos mostraram ter aprendido significativamente o conhecimento que surgiu ao longo do processo investigativo e o conceito final pretendido pelo professor.

Biografia do Autor

Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Universidade Federal do Pará - UFPA

Atualmente é estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará, por meio da linha de pesquisa Percepção Matemática, Processos e Raciocínios, Saberes e Valores, e é participante do Grupo de Estudos em História e Ensino da Matemática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2013).

Antonia Ediele de Freitas Coelho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Matemática (PPGECM) pela Universidade Federal do Pará.

Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Possui mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Professora EBTT D 503 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Matemática, Formação de Professor, Modelagem Matemática e História da Matemática.

Downloads

Publicado

17-10-2016

Como Citar

Fortaleza, F. J. dos S., Coelho, A. E. de F., & Rocha, M. L. P. C. (2016). A Experimentação no Ensino de Ciências: Identificando e Analisando as Etapas de uma Aula do Nono Ano do Ensino Fundamental. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(4), 7–15. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.990