AVALIAÇÃO DA REPRODUÇÃO E ALEVINAGEM DO CAVALO MARINHO, Hippocampus reidi (Ginsburg, 1933) EM SISTEMA DE CIRCULAÇÃO FECHADA

Autores

  • Nicollas Breda Lehmann Instituto Federal Catarinense - campus Araquari (IFCCA)
  • Ana Carolina Ribeiro Sapia Instituto Federal Catarinense - campus Araquari (IFCCA)
  • Benjamim Teixeira Instituto Federal Santa Catarina - câmpus Itajaí
  • Delano Dias Schleder Instituto Federal Catarinense - câmpus Araquari

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i3.835

Resumo

O cultivo de cavalos marinhos tem se mostrado uma excelente alternativa para atender a demanda de exportação destas espécies e reduzir a sobre-explotação das populações naturais no país. O presente estudo visou avaliar diferentes técnicas de reprodução e alevinagem do cavalo marinho Hippocampus reidi em sistema de circulação fechada. Foram realizados dois experimentos, no primeiro foram utilizadas unidades experimentais (60l) com sistema de recirculação, sob areação, temperatura e filtração constante. Foram obtidas 4 desovas, 1 acidental e 3 efetivas com duração máxima de 59 dias. A principal dificuldade foi a obtenção do alimento para os adultos e juvenis, pois era necessário efetuar a coleta em ambiente natural. O segundo constituiu-se de unidades experimentais (60l) e um tanque com 500l, sob constante aeração, fotoperíodo controlado, temperatura, filtragem e esterilização (UV). Foram utilizadas fontes alternativas de alimento (pós-larvas de camarão congeladas e artêmia), que se mostraram bastante eficientes, pois foram observados comportamentos reprodutivos e 4 desovas, sendo 3 acidentais e 1 efetiva (duração 42 dias). A reprodução e alevinagem em sistema de circulação fechada apresenta boa viabilidade, porém há necessidade de realizar mais estudos relacionados às exigências nutricionais desta espécie.

Biografia do Autor

Nicollas Breda Lehmann, Instituto Federal Catarinense - campus Araquari (IFCCA)

Graduando de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense - câmpus Araquari.

Ana Carolina Ribeiro Sapia, Instituto Federal Catarinense - campus Araquari (IFCCA)

Graduanda de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense - câmpus Araquari.

Benjamim Teixeira, Instituto Federal Santa Catarina - câmpus Itajaí

Mestre em Aquicultura, Professor do Instituto Federal Santa Catarina - câmpus Araquari e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Pesca e Auicultura (NUPA Sul-5).

Delano Dias Schleder, Instituto Federal Catarinense - câmpus Araquari

Mestre em Aquicultura, Professor do Instituto Federal Catarinense - câmpus Araquari e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Pesca e Auicultura (NUPA Sul-1).

Downloads

Publicado

01-12-2015

Como Citar

Breda Lehmann, N., Ribeiro Sapia, A. C., Teixeira, B., & Dias Schleder, D. (2015). AVALIAÇÃO DA REPRODUÇÃO E ALEVINAGEM DO CAVALO MARINHO, Hippocampus reidi (Ginsburg, 1933) EM SISTEMA DE CIRCULAÇÃO FECHADA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(3). https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i3.835