AVALIAÇÃO DA REPRODUÇÃO E ALEVINAGEM DO CAVALO MARINHO, Hippocampus reidi (Ginsburg, 1933) EM SISTEMA DE CIRCULAÇÃO FECHADA
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i3.835Resumo
O cultivo de cavalos marinhos tem se mostrado uma excelente alternativa para atender a demanda de exportação destas espécies e reduzir a sobre-explotação das populações naturais no país. O presente estudo visou avaliar diferentes técnicas de reprodução e alevinagem do cavalo marinho Hippocampus reidi em sistema de circulação fechada. Foram realizados dois experimentos, no primeiro foram utilizadas unidades experimentais (60l) com sistema de recirculação, sob areação, temperatura e filtração constante. Foram obtidas 4 desovas, 1 acidental e 3 efetivas com duração máxima de 59 dias. A principal dificuldade foi a obtenção do alimento para os adultos e juvenis, pois era necessário efetuar a coleta em ambiente natural. O segundo constituiu-se de unidades experimentais (60l) e um tanque com 500l, sob constante aeração, fotoperíodo controlado, temperatura, filtragem e esterilização (UV). Foram utilizadas fontes alternativas de alimento (pós-larvas de camarão congeladas e artêmia), que se mostraram bastante eficientes, pois foram observados comportamentos reprodutivos e 4 desovas, sendo 3 acidentais e 1 efetiva (duração 42 dias). A reprodução e alevinagem em sistema de circulação fechada apresenta boa viabilidade, porém há necessidade de realizar mais estudos relacionados às exigências nutricionais desta espécie.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.