ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO NA DEGRADAÇÃO DO RODAMINA B VIA PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS (UV, UV/H2O2, Fe2+/H2O2, UV/Fe2+/H2O2)
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v7i2.602Resumo
No presente trabalho foi avaliada a aplicação da fotólise direta (UV), processo fotoquímico (UV/H2O2), reação Fenton (Fe2+/H2O2) e processo Foto-Fenton (UV/Fe2+/H2O2) na degradação do corante Rodamina B a uma concentração inicial de 10 mg/L. O estudo foi realizado sob diferentes dosagens de agente oxidante (H2O2) e intensidades luminosas (I0). Os resultados obtidos apresentaram elevados níveis de remoção de cor, com eficiência na ordem de 51%, 86%, 87% e 100% para da fotólise direta (UV), reação Fenton (Fe2+/H2O2), processo fotoquímico (UV/H2O2) e processo Foto-Fenton (UV/Fe2+/H2O2), respectivamente, nas condições máximas da concentração. O modelo cinético empregado apresentou um bom ajuste aos dados obtidos, demostrando haver uma relação de direta proporcionalidade entre a eficiência do processo e incremento dos agentes envolvidos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.



